Pages

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

DATAFOLHA; MARGEM PARA EUNÍCIO GANHAR VOTOS É DO TAMANHO DA VANTAGEM DE CAMILO SANTANA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 17, 2014   Sem Comentários

A primeira pesquisa O POVO/Datafolha aprofunda um pouco a tradicional análise da rejeição e traz elementos para entender a visão do eleitor sobre os candidatos a governador do Ceará. 

Na tradicional pergunta sobre em quem o candidato não votaria de jeito nenhum, há empate técnico nas rejeições de Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), com 37% e 35%, respectivamente.

Mas o instituto perguntou, também, quem votará com certeza em cada candidato. Esse voto já assegurado, que dificilmente mudará, é de 43% para Camilo e de 39% para Eunício. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico quando a diferença é de até seis pontos. Como é de quatro, há empate técnico.

Com isso, é possível ver um dado que vai além da rejeição. Há uma parcela de eleitores que não necessariamente rejeita o adversário, mas já está absolutamente convicta da opção que fez. Na prática, o efeito é o mesmo da rejeição. Em outro cenário eleitoral, poderia até votar no outro. Mas, nessa eleição, já escolheu um lado.

Assim, resta uma terceira pergunta a esse propósito feita pelo Datafolha: sobre se o eleitor talvez votaria no candidato. Esse dado permite conhecer a chance de o candidato conquistar novos eleitores, qual a abertura que existe para cada um avançar. Não traz certeza alguma, mas indica o potencial.

Esse é o único dos três nos quais Eunício fica numericamente à frente de Camilo. O peemedebista tem 22%, contra 17% do petista. Porém, pelo mesmo critério anteriormente citado, a diferença de cinco pontos caracteriza empate técnico. 

Por outro lado, trata-se de empate técnico da mesma natureza do que há na pesquisa de intenção de voto. A diferença é do mesmo tamanho: Camilo tem 45%, Eunício, 40%. Cinco pontos percentuais que os separam e, apesar do empate técnico, o Datafolha considera maior a probabilidade de Camilo estar na dianteira – afinal, fica próximo ao limite da marem de erro. 

Mesmo entendimento permite dizer que é maior a possibilidade de Eunício avançar. Se esse potencial se transformará em algo efetivo, aí já é algo que a pesquisa não permite antever.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee