Pages

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ELEIÇÃO DE DIRIGENTES DO PT FORTALECE ALIANÇA COM CID GOMES

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 12, 2013   Sem Comentários

                               
O Processo de Eleição Direta (PED) do PT deu a vitória de Elmano de Freitas na presidência do partido em Fortaleza e de Diassis Diniz no diretório do Ceará. A votação, que ocorreu no último domingo e teve apuração encerrada na noite de ontem, confirma saída do grupo da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do comando da legenda e amplia espaço de corrente petista que defende aliança com Cid Gomes (Pros) em 2014.

Ao fechamento das urnas, Elmano alcançou 60,84% dos eleitores do PT fortalezense. Até o início da noite de ontem, Diassis Diniz somava 75% dos votos dos petistas em todo o Estado. Balanço oficial do PED será anunciado em coletiva de imprensa na sede do partido, às 9 horas de hoje. A posse dos novos dirigentes está marcada para 10 de dezembro.

Atual presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), Diassis Diniz já assume com discurso de “descentralizar” comando do PT – em crítica velada à sua antecessora no cargo, Luizianne Lins. A vitória de Diassis devolve ainda domínio da Democracia Radical, grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães, na presidência do PT do Ceará.

No bojo da disputa, implicações que definem os rumos do petismo em 2014. Enquanto grupo de Luizianne defende que o partido corte relações com Cid Gomes e lance candidatura própria ao Governo do Estado, corrente de Guimarães apoia indicação do governador em prol da reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Com ampla vitória do segundo grupo, opinião da ex-prefeita vira voz isolada no partido.

Se sai enfraquecida no âmbito estadual, a ex-prefeita ao menos conserva sob sua influência as rédeas do partido em Fortaleza. A vitória de Elmano de Freitas, aliado próximo de Luizianne e candidato apoiado pela ex-prefeita em sua sucessão em 2012, garante permanência da tese de oposição ao prefeito Roberto Cláudio (Pros) no partido.

Polêmicas

Apesar de predominantemente tranquilo, o PED no Ceará foi marcado por polêmicas e trocas de críticas entre lideranças da legenda. No dia da votação, Guimarães chegou a acusar Luizianne Lins de deixar o partido “moribundo” e de “pernas pro ar”.

“O PT não está funcionando. (...) Precisa de uma revolução interna”, disse. Em resposta, a ex-prefeita exaltou crescimento do PT na última eleição e chamou outras candidaturas de “capachos” de Cid Gomes.

Vale lembrar, no entanto, que a própria Luizianne contou com apoio decisivo do grupo de Guimarães para chegar ao comando do PT em 2007. Na época, a ex-prefeita e o deputado se uniram contra corrente liderada pelo ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. A situação acabou se invertendo este ano, com Ilário e Guimarães se unindo contra o grupo de Luizianne.o povo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee