Pages

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MANIFESTANTES OCUPAM ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, setembro 06, 2013   Sem Comentários

                    Movimento Brasil contra a Corruoção monta acampamento na frente do palanque presidencial, na Esplanada dos Ministérios Foto: Ailton de Freitas / O Globo
Integrantes de movimentos populares fecharam os quatro principais acessos a Brasília na manhã desta sexta-feira e complicam o trânsito em Brasília. 

Os protestos, que estão sendo feitos no Distrito Federal (DF), são uma prévia de amanhã, quando a capital deverá receber cerca 50 mil manifestantes que vão aproveitar as comemorações do 7 de Setembro para apresentar reivindicações. 

Na tarde desta sexta-feira, um grupo já acampa no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao palanque montado para a presidente Dilma Rousseff assistir ao desfile amanhã.

Os pontos com o trânsito impedido são a Estrada Parque Taguatinga (EPTG); a Via Estrutural; a BR-020, que dá acesso à Planaltina; e a DF-001, com acesso à Brazlândia. De acordo com a Polícia Militar (PM) do DF, agentes já estão nos locais de bloqueio liberando o tráfego de veículos. A expectativa é a de que o fluxo volte ao normal em pouco tempo.

As manifestações são promovidas pela Organização de Comunicação Universitária Popular (Ocup), com a participação de outras entidades populares, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Coletivo Luta Vermelha, o Movimento Honestinas, Brasil e Desenvolvimento, o Movimento contra o Aterro Sanitário de Samambaia e a Assembleia dos Povos. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Ocup, os protestos estão previstos para terminar no final da manhã. Na Esplanda, os manifestantes que acampam se identificam como sendo do Movimento Contra a Corrupção. Alguns usam máscaras.

A estimativa da organização é a de que haja cerca de 300 pessoas em cada um dos pontos de bloqueio, nos quais estão sendo queimados galhos e pneus. A PM informou à Agência Brasil que, na EPTG, participam dos protestos cerca de 70 pessoas; na Via Estrutural, 50 pessoas; na BR-020, 60 pessoas; e na BR-001, 60 pessoas.

A pauta de reivindicações do grupo inclui construção de moradias, auditoria completa e com participação popular na Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), transporte público, fim da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), desmilitarização da PM e contra a criação do aterro sanitário de Samambaia.

"No Distrito Federal, são 300 mil famílias na lista de espera do Programa Morar Bem. Enquanto isso, a Terracap prossegue abrindo leilões: 700 lotes vendidos para especulação imobiliária, sendo áreas destinadas à construção de prédios de grande porte. À margem do que é vendido como desenvolvimento regional, famílias continuam sem habitação digna e de qualidade", informou, em nota, a organização do movimento.

Outro alvo de reclamações dos manifestantes é a prioridade governamental para os gastos em obras para a Copa do Mundo, em detrimento dos investimentos públicos em transporte, saúde e educação.o globo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee