Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A VERDADE DOA A QUEM DOER; PREFEITURAS DEVEM ASSUMIR MANUTENÇÃO DE ENERGIA PÚBLICA SOMENTE EM 2016

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 11, 2013   Sem Comentários

Prefeituras vão assumir manutenção da iluminação pública em 2014

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a possibilidade de adiar em dois anos a transferência da iluminação pública (manutenção de postes, lâmpadas e demais componentes) das concessionárias de energia para as prefeituras, agendada para 31 de janeiro de 2014.

A proposta segue para audiência pública, que deve ser marcada nos próximos 20 dias, conforme adiantou o Hoje em Dia. A princípio, segundo a Aneel, a proposta de adiamento diz respeito apenas aos municípios com menos de 50 mil habitantes.

Se aprovada, a extensão no prazo beneficiará 92% dos municípios mineiros. No Estado, 787 das 853 cidades possuem menos de 50 mil moradores, segundo dados da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Para o presidente da AMM, Antônio Andrada, o adiamento no prazo é motivo para comemorar. No entanto, seria de extrema importância que todos os municípios recebessem o benefício. “As cidades não têm condições de assumir o serviço no curto prazo”, afirma. De acordo com ele, a falta de estrutura pode fazer com que o interior mineiro atravesse um apagão. Além disso, a falta de pessoal especializado na prestação do serviço poderia aumentar em mais de 30% os custos da manutenção. “A Cemig compra equipamentos em escala, as cidades, não”, diz ele.

Devido ao rombo nos cofres públicos, o presidente da AMM foi a Brasília conversar sobre o adiamento da transferência com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ele se reuniu ainda com o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, que, segundo Andrada, não se opôs ao adiamento.

O prefeito de Acaiaca, na Zona da Mata, José Calixto Milagres, está preocupado com a transferência da iluminação pública. Com menos de 4 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município não há empresa capaz de prestar o serviço de manutenção. “Não estamos preparados para a transferência, não há como manter a qualidade da iluminação da cidade”, afirma.

A transferência também tem tirado o sono do prefeito de Cantagalo, José Roberto Ferreira. No município, localizado na Região do Rio Doce, não há empresa capaz de garantir a manutenção dos postes. Com pouco mais de 4 mil habitantes, Cantagalo possui apenas um eletricista para atender à cidade, segundo afirmou o prefeito. “Se o prazo for adiado, será mais fácil ter a manutenção em dia, pois teremos mais tempo para nos preparar”, diz

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee