Pages

terça-feira, 19 de março de 2013

SIMPLICIDADE MARCA A ENTRONIZAÇÃO DO PAPA FRANCISCO

Por .   Postado  terça-feira, março 19, 2013   1 Comentário

                             O Papa Francisco é auxiliado por dois sacerdotes durante a missa inaugural de seu pontificado Foto: PAUL HANNA / REUTERS

Em mais uma demonstração de simplicidade, o Papa Francisco entrou na Praça São Pedro com um jipe branco e logo desceu do veículo para saudar os milhares de fiéis que se aglomeram no Vaticano desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira para assistir à entronização do Pontífice.

No início de sua homilia, pronunciada em italiano, Francisco fez questão de recordar seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, e disse que o “verdadeiro poder de um Papa é o serviço humilde, concreto, rico de fé”. 

Destacando a figura de São José, patrono da Igreja e escolhido como protetor de Maria e Jesus, o Pontífice pediu aos fiéis que “sejam guardiões das dádivas de Deus”

Estejamos próximos dele (Bento XVI) em oração cheia de afeto e reconhecimento. Com afeto saúdo também os religiosos, fiéis e todos os representantes de outras religiões. Também gostaria de agradecer a presença dos chefes de Estado e dos corpos diplomáticos - disse Francisco sob forte aplauso dos fiéis.

 - A proteção começa na própria família. Os pais protegem seu filhos, e, no devido tempo, estes se tornam protetores de seus pais. Sejam guardiões das dádivas de Deus.

O Papa Francisco pediu aos dirigentes que viajaram a Roma para assistir sua entronização que não deixem os sinais da destruição tomarem conta do mundo. O líder da Igreja Católica também pediu proteção aos pobres, respeito às criaturas de Deus e à natureza.

- Gostaria de pedir a todos que ocupam papéis de responsabilidade, sendo na política ou na economia, sejamos parte do projeto de Deus na natureza. Não deixemos que sinais de destruição e morte tomem conta desse mundo. Mas para cuidar do outro, temos que cuidar de nós mesmos. 

O ódio, a soberba são destrutivos. Cuidar quer dizer ser vigilante, cuidar de nossos pensamentos - disse o Pontífice, que terminou sua homilia pedindo, mais uma vez, que os fiéis rezem por ele.

Pelo Twitter, internautas afirmaram que o barulho da multidão para saudar o Papa abafou os sinos da Basílica de São Pedro. Francisco, que tem conquistado o público pela informalidade e bom humor, parou para abraçar e beijar os fiéis enquanto atravessava a Praça de São Pedro em direção à basílica para dar início à cerimônia de entronização. 

Desde o atentado sofrido pelo Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981, é comum que os líderes da Igreja Católica utilizem um papamóvel com vidros blindados em eventos públicos.

Telões foram distribuídos em vários pontos da praça para que as pessoas possam acompanhar a missa de inauguração do Pontificado do argentino Jorge Bergoglio, eleito na semana passada, marcando um período único na História da Igreja. Segundo o jornal italiano “La Stampa”, mais de 200 mil pessoas assistem à entronização de Bergoglio, o primeiro Papa jesuíta, latino-americano e de nome Francisco.

Delegações de 132 países, monarcas, príncipes e mais de 30 chefes de Estado foram à Roma para assistir à liturgia, que coincide com as festas em homenagem a São José. Tanto a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, quando a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que foram uma das primeiras a chegarem à Praça de São Pedro, se vestiram de preto, que é considerado o traje correto do ponto de vista protocolar para esse tipo de cerimônia.

A celebração começou com uma oração de Francisco no túmulo do apóstolo Pedro - considerado o primeiro Papa -, situado abaixo do altar central da Basílica de São Pedro. 

O cardeal Angelo Solado, o decano do Colégio Cardinalício, entregou o anel de pescador ao Papa Francisco, símbolo do poder do Pontífice que terá de carregar até a sua morte ou renúncia, e depois será inutilizado como ocorreu com seu antecessor Bento XVI.

Já o pálio papal foi recebido pelo cardeal prodiácono Jean-Louis Tauran, o mesmo que anunciou o “habemus papam”. Feito de lã de ovelha e cordeiro, o pálio representa a dedicação do pastor. 

Após receber o anel e o pálio, seis cardeais prestaram o juramento simbólico do ato de obediência ao novo Pontífice em nome dos 207 religiosos que formam o Colégio Cardinalício.

Chefes da Igreja no Oriente que reconhecem a autoridade do Papa - entre elas a maronita e a Alexandrina – também assistem à cerimônia. Além deles, líderes de outras religiões estão presentes, incluindo o Papa Ortodoxo. As leituras da missa foram feitas em inglês e em espanhol e o Evangelho, em grego. O Papa não deu a comunhão. A hóstia foi distribuída pelos cardeais e por padres.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

Um comentário:

  1. (VOLTE FRANCISCO A ESTA TERRA, TRAZENDO CRISTO DE NOVO
    NA VOZ DOS QUE EVANGELIZAM,AO CORAÇÃO DO SEU POVO!...
    ..SEU AMOR IMITAREMOS, QUE EM DEUS NO AMOR É FIRMADO,EM CADA SER VENDO UM IRMÃO, NO HOMEM-CRISTO ENCARNADO...
    VOCÊ DE CRISTO É MENSAGEM,FEITO CARNE E FEITO AMOR,COMO ONTEM, HOJE E SEMPRE, VIVA IMAGEM DO SENHOR!)

    SENHOR, QUE NOSSO PAPA FRANCISCO SEJA FORTALECIDO POR TI E QUE, COMO IMITADOR DE SÃO FRANCISCO EDIFIQUE A TUA IGREJA NÃO SÓ NO BRASIL,MAS NO MUNDO TODO PARA A GLÓRIA DO TEU NOME.ASSIM SEJA!

    Eva Lúcia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee