Pages

terça-feira, 5 de março de 2013

FEVEREIRO REGISTRA CHUVAS MAIS FRACAS DO QUE EM 2012 NO CEARÁ.

Por .   Postado  terça-feira, março 05, 2013   Sem Comentários



O mês de fevereiro registrou menos da metade das chuvas em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


No primeiro mês da quadra invernosa choveu apenas 69 milímetros, dos 150,4 esperados, representando desvio negativo de 54,1%.
No ano passado, choveram 158 milímetros. “O fato de fevereiro ser pior do que ano passado é um dado parcial. Ainda pode haver melhora de março a maio”, explica a meteorologista da Funceme Cláudia Rickes.

Os municípios mais atingidos pelas chuvas foram Barroquinha, Litoral Norte, com 248 milímetros, enquanto a média é de 200,6 milímetros. Em seguida, aparece Pacatuba, no Litoral de Fortaleza, com 227,3 milímetros, representando desvio positivo de 9,4%.
Na capital cearense, no posto de Castelão, foram registrados 103,2 milímetros, enquanto a média é de 158 milímetros. “A região menos favorecida foi o Sertão Central, mas não é possível dizer ainda que a previsão é de mais um ano de seca”, afirma Rickes.
Municípios em estado de emergência
A irregularidade significativa na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no Ceará e o registro de elevadas temperaturas que comprometem o armazenamento de água foram os motivos para o governo estadual prorrogar por mais 90 dias o decreto de emergência de 174 dos 184 municípios cearenses. A decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia 22 de fevereiro.
Cerca de 150 mil famílias e 1.287 comunidades de 41 municípios são abastecidas com carros-pipa, segundo a Defesa Civil do estado.
Prognóstico para os próximos meses
A previsão climática para os meses de março a abril no Ceará aponta probabilidade de 40% para as precipitações ficarem abaixo do normal. Foi apontada probabilidade de 35% para chuvas em torno da média, e há ainda 25% de probabilidade de chover acima da média. Isso significa que o prognóstico da quadra chuvosa permanece com maior probabilidade de chover abaixo da normal.
Falta de chuvas
Conforme a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical, que estava provocando as chuvas no estado, encontra-se afastada do Ceará. “As precipitações estão ocorrendo de forma isolada. A temperatura para os próximos dias deve ser de 25ºC [mínima] e de 33ºC [máxima]”, diz a meteorologista.JANGADEIRO OLAINE

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee