Pages

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

FORTALEZA; CONFLITO PREFEITURA X FEIRANTES

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, agosto 19, 2021   Sem Comentários



O prefeito José Sarto (PDT) estabeleceu, na quarta-feira (18), um decreto que proíbe o funcionamento da feira da José

Avelino e do entorno da Rua, no Centro de Fortaleza, até domingo (22). A ordem foi assinada no dia em que ocorreu o confronto entre guardas municipais e vendedores ambulantes e publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o documento, a liberação gradual das atividades econômicas no entorno da Rua José Avelino tem ocasionado o retorno de um intenso comércio irregular de vendedores ambulantes na área.

tes, formando grandes aglomerações e colocando em risco a saúde da população, ao criar condições para a propagação da Covid-19.

O texto diz ainda que A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com o apoio de outros órgãos municipais competentes, ficará responsável pela fiscalização para o cumprimento do decreto, podendo solicitar auxílio de órgãos estaduais, se necessário.

  • Locais onde o funcionamento do comércio varejista está proibido:

- Rua Almirante Jaceguai
- Rua José Avelino
- Avenida Dom Manuel
- Rua Rufino de Alencar
- Rua Visconde de Saboia
- Rua Senador Alencar
- Rua Senador Pompeu


Na noite de quarta-feira (18), uma equipe de reportagem do Sistema Verdes Mares foi ao local onde o fato aconteceu e viu duas equipes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) fiscalizando a região. Cones de sinalização foram colocados na via para bloquear o acesso à rua que dá nome à feira.

COMITÊ

Também na mesma data, o prefeito José Sarto reuniu-se com o secretariado municipal e instituiu um comitê para dialogar com os representantes de vendedores ambulantes que atuam na José Avelino e no entorno da região.

"O objetivo é iniciar imediatamente a interlocução com o segmento a fim pacificar a situação e elaborar soluções conjuntas para o ordenamento urbano da área. É preciso garantir dignidade a esses trabalhadores, resguardando o que determinam a legislação municipal e o decreto de isolamento social em vigor", afirmou o prefeito.

INTERLOCUÇÃO

De acordo com o chefe do Executivo municipal, o comitê já está empenhado em iniciar a interlocução com os vendedores ambulantes.

"O problema da José Avelino não é fácil de resolver e nós temos que resolvê-lo à luz da legislação. Nós temos que procurar preservar a saúde das pessoas e o trabalho das pessoas também", disse.

Com a instalação do comitê, o secretário de Governo, Renato Lima, será o interlocutor da Prefeitura de Fortaleza, com a coordenadora especial de Programas Integrados, Manuela Nogueira.

Feira da José Avelino, Centro de Fortaleza, no Ceará
Legenda: Local do confronto entre guardas municipais e vendedores ambulantes ficou completamente vazio
Foto: Rafaela Duarte

MEDIAÇÃO

Além disso, informou o prefeito, a interlocução com o segmento terá mediação da Câmara Municipal de Fortaleza, representada pelo presidente da Casa, vereador Antônio Henrique.

Também compõem a comissão representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger), por meio da Regional do Centro, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee