Pages

quinta-feira, 27 de maio de 2021

CAPITÃO WAGNER DETONA PRESIDENTE DA CPI DA COVID

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 27, 2021   Sem Comentários



O deputado federal Capitão Wagner (Pros) usou tempo de fala no plenário da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 26, para criticar a atuação de membros da Comissão

Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. Para ele, a comissão está se tornando a “CPI da vergonha” desde a sua composição e passou do limite quando seu presidente, Omar Aziz (PSD-AM), chamou o Eduardo Girão (Podemos-CE), aliado político de Wagner, de “oportunista”.


Durante a fala, o parlamentar cearense promoveu duras críticas a Aziz. “O senador, na condição de presidente, abusando da sua autoridade chama um senador respeitado que representa o Ceará, de oportunista e sorrateiro (...) Eu queria dizer para o senador Aziz que nós conhecemos a história dele”.


E seguiu: “Não é Girão que foi acusado ou apontado em CPI de pedofilia, não foi o senador Eduardo Girão que foi acusado de participar de orgia com menor, em momento algum o senador Eduardo Girão teve irmão, mulher, assessor preso por conta de desvio de recurso na Saúde (...) A grande imprensa não tem questionado nada em relação à atuação ou aos membros dessa CPI da vergonha e é por conta disso que a CPI está se tornando a CPI da vergonha”, argumentou, referindo-se a uma série de investigações passadas envolvendo o nome do senador.


Em 2004, o relatório da CPI da Exploração Sexual, que era presidida pela então senadora Patrícia Saboya (hoje conselheira do TCE-CE), decidiu pedir ao Ministério Público que indicie cerca de 200 pessoas, entre elas o então vice-governador do Amazonas, Omar Aziz (hoje no PSD, na época no PFL), o ex-atleta Zequinha Barbosa, juízes, parlamentares, religiosos e empresários.

O caso do suposto envolvimento de Aziz veio à tona na viagem de membros da CPI ao Estado. Para investigar os casos de exploração sexual no Amazonas, os parlamentares tomaram depoimentos no Estado e descobriram que Omar Aziz seria cliente de uma rede de prostituição envolvendo adolescentes de 16 anos de idade. 

Ainda de acordo com o relatório, Aziz chegou a intimidar uma delegada especial da infância na tentativa de impedir que ela liberasse à CPI informações do inquérito policial em que seu nome foi citado.

A então relatora da CPI, deputada Maria do Rosário (PT), também informou no parecer que o nome do então vice-governador aparecia na agenda da cafetina que controla a rede. Aziz acabou sendo retirado da relação de acusados do relatório final da CPI, por uma diferença de apenas um voto.

Acusado ainda de suposto envolvimento sexual com uma garota de 15 anos, Omar Aziz negou os fatos à época e se disse "aliviado, mas triste" com o ocorrido. 

"Ao retirar meu nome, foi feita justiça. Um dia antes do tal encontro e de a garota ter feito a acusação, recebi a notícia de que minha filha estava doente. Eu estava no hospital com ela, que faleceu duas semanas depois. Como eu poderia ter saído com a menina se estava no hospital?", afirmou. 

A exclusão do político da lista, pedida pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), foi decidida por 8 a 7 com o voto de Minerva do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que presidiu a sessão. Em 2005, o Ministério Público descartou a participação do político amazonense no esquema de exploração sexual, não chegando a interrogá-lo.

Capitão Wagner disse ainda que a CPI "não quer investigar escândalos de corrupção" e tem intenção "seletiva" de investigação. O deputado também tem criticado a escolha de Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da comissão. 

“Nunca vi tantas pessoas aplaudindo Renan Calheiros! Como a memória do Povo é curta. Os mesmos que chamavam Renan de golpista, de membro de quadrilha, disso e daquilo... Hj o aplaudem de pé”, escreveu em uma rede social no último dia 19.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee