Pages

domingo, 24 de março de 2019

PEC DETERMINA MANDATO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Por ipuemfoco   Postado  domingo, março 24, 2019   Sem Comentários


Os senadores cearenses Eduardo Girão (PODE/CE), Cid Gomes (PDT/CE) e Tasso Jereissati (PSDB/CE) assinaram a PEC 16/2019, como co-autores.


Proposta de Emenda à Constituição que determina o tempo de trabalho de oito anos para os ministros no Supremo Tribunal Federal, foi protocolada no Senado Federal na última terça-feira, 19. A PEC 16/2019 também fixa prazo para o presidente da República indicar nome à vaga no STF e para o Senado se manifestar sobre o indicado.
De acordo com o texto original da PEC 16/2019, o art. 101 da Constituição Federal de 1988 passará a ter a seguinte redação: “Art.101. 


O Supremo Tribunal Federal compõem-se de onze Ministros, escolhido dentre cidadãos com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, para mandato de oito anos, vedada a recondução.”

Na justificação, os senadores apontam que o modelo atual precisa ser aperfeiçoado com a implantação de um mandato fixo e temporário. A alteração proposta tem como exemplo as Cortes Constitucionais da Alemanha, França, Itália, no Tribunal Constitucional de Portugal e no Tribunal Constitucional da Espanha. 

Também afirmam que há uma desigualdade quanto ao tempo de exercício dos membros do STF, evitando assim “prazos muitos distintos de permanência para cada Ministro, a depender da idade de ingresso na Suprema Corte, além da possibilidade de ocorrer, em curto intervalos de tempo, mudanças significativas na sua composição, o que pode gerar súbita modificação de entendimentos jurisprudenciais já consolidados e consequente insegurança jurídica”.

Para os signatários da PEC 19/2019, a renovação planejada no STF não feri a prerrogativa de independência do poder judiciário, sendo uma forma legítima de controle político da Suprema Corte. 


Cita ainda, que o mandato fixo para membros de Cortes judiciais já é praticado em muitos países da América Latina e da Europa. Concluem, que a aprovação do texto é de grande importância “para garantir maior legitimidade democrática à investidura de seus membros (STF)”.

Para o senador Álvaro Dias (Pode-PR), esse mesmo modelo deve ser adotado igualmente para os magistrados. Os senadores cearenses Eduardo Girão (PODE/CE), Cid Gomes (PDT/CE) e Tasso Jereissati (PSDB/CE) assinaram a PEC 16/2019, como co-autores.

Atualmente, os ministros do STF têm mandato vitalício com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade
.Focus.jor.br

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee