Pages

domingo, 10 de junho de 2012

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Por .   Postado  domingo, junho 10, 2012   Sem Comentários

Cresce preocupação dos brasileiros com o meio ambiente

Aproximadamente 13% dos brasileiros dizem ter preocupação com o meio ambiente, segundo a pesquisa. O percentual é mais do que o dobro do registrado há seis anos (6%). 

De acordo com o levantamento, o meio ambiente está em sexto lugar na lista de preocupações dos brasileiros,
ficando atrás de saúde/hospitais (81%), violência/criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%). Há seis anos, o meio ambiente aparecia na 12ª colocação, à frente apenas de reforma agrária e dívida externa. Em 1992, ano da primeira pesquisa, o tema era sequer citado. 

"Isso é resultado de um maior acesso à informação. Mas o meio ambiente também é visto como problema, e não como uma oportunidade", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. 
O principal problema ambiental citado pelos brasileiros é, desde a primeira pesquisa, o desmatamento de florestas(neste ano, com 67%). Outros principais problemas são a poluição de rios e lagoas (47%), a poluição do ar (36%), o aumento do volume do lixo (28%), o desperdício de água (10%), a camada de ozônio (9%) e mudanças do clima (6%). 

Também são citados como problemas: extinção de animais/plantas (6%), falta de saneamento (3%), poluição por fertilizantes (3%), consumo exagerado de sacolas plásticas (3%) e falta de conscientização ambiental da população (2%). 

A pesquisa mostrou, no entanto, que as belezas naturais são o principal motivo de orgulho para os brasileiros. Aproximadamente 28% das pessoas dizem que o meio ambiente brasileiro é motivo de orgulho, à frente do desenvolvimento econômico (22%), das características da população (20%), do pacifismo (13%), da cultura (6%) e da qualidade de vida (1%).

O estudo é o mais amplo painel sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável existente no país, com edições desde 1992. 

Entre os temas abordados estão a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, os principais problemas ambientais identificados pelos brasileiros, como a população avalia a atuação de órgãos públicos e empresas privadas na conservação ambiental, os hábitos de consumo e reciclagem da população, entre outros. 

O levantamento foi realizado com a cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e entrevistou 2,2 mil pessoas de todas as regiões do país, de áreas urbanas e rurais.
GLOBO RURAL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee