Pages

segunda-feira, 14 de junho de 2021

MPCE RECOMENDA A 19 MUNICÍPIOS CUMPRIREM VACINAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO ÚNICO DE IDADE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, junho 14, 2021   Sem Comentários



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, nesta sexta-feira (11/06), que 19 municípios

adotem medidas imediatas para cumprir integralmente a vacinação contra Covid-19 com base no critério único de idade. 


Conforme o teor das recomendações, a vacinação deve ser escalonada por ordem decrescente, de 59 anos a 18 anos, após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 


Os procedimentos expedidos pelas Promotorias de Justiça definem ainda que os municípios ampliem os pontos de atendimento, inclusive nos distritos, façam busca ativa, divulguem as listas de pessoas a serem vacinadas com antecedência mínima de 48 horas e informem diariamente o número de vacinados no dia e a quantidade de vacinas disponíveis para primeira e para segunda dose.  


Os municípios que receberam recomendações nesta sexta-feira foram: Acaraú, Amontada, Boa Viagem, Camocim, Caucaia, Croatá, Forquilha, Graça, Independência, Itapipoca, Jati, Madalena, Massapê, Miraíma, Penaforte, Porteiras, Santana do Acaraú, São Benedito e Sobral.  


Após iniciada a vacinação por idade, somente deverão ser vacinados os grupos prioritários anteriores em situações excepcionais (como grávidas e novos profissionais de saúde contratados para trabalhar em unidades Covid ou unidades de atendimento, bem como internos e residentes). O critério único em torno da idade segue a Resolução 66/2021 CIB CE.  


Os municípios devem realizar ampla campanha publicitária para cadastramento da população, com o trabalho de busca ativa junto aos Postos de Saúde (com participação dos agentes de saúde), com participação da Assistência Social, inclusive dos CREAS e dos CRAS, bem como das demais Secretarias, com criação de pontos itinerantes, para cadastro das pessoas em maior situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, população carcerário, entre outros.  


Neste sentido, também foi recomendada a ampliação do atendimento durante a semana e no final de semana, com a inclusão de mais pontos de vacinação, para que as vacinas, uma vez disponíveis, possam ser aplicadas com a maior brevidade possível. 


A divulgação deverá acontecer com antecedência mínima de 48 horas, do calendário e a lista de pessoas agendadas para vacinação, salvo se não houver vacina disponível ou se não for possível por outro motivo.  


A divulgação diária do número de pessoas vacinadas no dia, número de vacinas disponíveis para D1, número de vacinas disponíveis para D2 e cronograma de vacinação de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis deverão ser providenciadas pelos municípios. Ademais, deverá ser feita planilha diária com divulgação de quantas D2 faltam para aplicação, com data em que serão aplicadas.  


As Recomendações preveem, ainda, a alimentação em tempo real, ou em prazo não superior a 24 horas, de todos os dados de registro de vacinação no Saúde Digital, nos termos da Portaria 558/2021 da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que determina o uso da plataforma como ferramenta de cadastro, agendamento e registro da vacinação, visando propiciar uma efetiva distribuição, operacionalização, aplicação e registro, quer seja no ato da divulgação das listas de vacinação, quer seja no ato da aplicação das doses.  


O MPCE deverá ser comunicado, no prazo de até cinco dias úteis, devida a urgência que o caso requer, a partir do recebimento das Recomendações, as providências adotadas. A inobservância acarretará a adoção de todas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis pelo Ministério Público, inclusive, o ajuizamento de Ação Civil Pública.SITE DO MP  

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee