Pages

sábado, 6 de março de 2021

COVID-19 NO CEARÁ; FALTA DE OXIGÊNIO??

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 06, 2021   Sem Comentários



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, até esta sexta-feira, 5, a adoção de medidas

para a garantia de abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde de 34 municípios cearenses, segundo balanço do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania). No comunicado, o MPCE recomenda que seja assegurado estoque de oxigênio para no mínimo dez dias de consumo subsequentes.

A orientação também incluía providenciar todos os demais insumos, inclusive kits de sedação e intubação, e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19. Juntamente foi aconselhado elaborar plano de contingência em caso de escassez de oxigênio e insumos. 

As orientações foram direcionadas a prefeitos, secretários da Saúde e diretores de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a hospitais em funcionamento dos municípios listados.

São eles: Banabuiú, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Caririaçu, Cascavel, Caucaia, Choró, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granjeiro, Guaramiranga, Ibaretama, Ibicuitinga, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Madalena, Orós, Porteiras, Penaforte, Quixadá, Quixeramobim, Quiterianópolis, Santana do Acaraú, São Luis do Curu, Sobral, Tamboril e Umirim.

Os gestores municipais têm o prazo de cinco dias para comunicar às respectivas Promotorias de suas cidades quais providências serão adotadas para o devido cumprimento das recomendações. 

Além disso, devem prestar informações sobre o estado de gerenciamento e aquisição de recursos, como estoque de insumos e controle de oxigênio e qualquer outra informação entendida como pertinente. 

Deverão, ainda, adquirir e treinar profissionais da saúde para o uso do Elmo, capacete de respiração assistida que auxilia no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

Risco de Colapso

A medida foi tomada como forma de evitar o colapso no sistema de saúde causado pela crise de Covid-19 no Ceará. Até o momento, 27 municípios cearenses, inclusive a Capital, adotaram o sistema de lockdown como forma de conter a propagação do vírus. 

Até o momento, o Ceará contabiliza 441.484 casos confirmados de Covid-19 e 11.642 óbitos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), há 3.561 novos casos e 88 óbitos nas últimas 24 horas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee