Pages

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

LA NINÃ NÃO DEVE INTERFERIR NO VOLUME DE CHUVAS DO CEARÁ ATÉ O FIM DO ANO APONTA FUNCEME

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, setembro 21, 2020   Sem Comentários

O fenômeno climático La Niña não deve afetar o volume de chuvas do Ceará até o fim deste ano, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O evento corresponde ao resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, devido a intensificação dos ventos alísios.

Em nota, o órgão cearense defendeu que, apesar do La Niña já estar vigente, a dinâmica do oceano Atlântico é decisiva para  favorecer a ocorrência de chuvas no Estado. Se continuar atuando até o início do próximo ano, no entanto, o fenômeno pode contribuir para um maior índice pluviométrico no Ceará.Isso acontece porque as condições do Atlântico colaboram para o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais elementos para o aumento dos índices pluviométricos no Ceará. 

Apesar de não contar com estações bem definidas, o Ceará deve passar por algumas mudanças com o início da Primavera, nesta terça-feira, 22, de acordo com a meteorologista Meiry Sakamoto. 

Entre outubro e dezembro, o esperado é “Nesta época, principalmente por falta das coberturas de nuvens, as tardes tendem a apresentar temperaturas máximas ligeiramente maiores, chegando a 35 graus ou mais. Porém, a temporada dos ventos continua, amenizando a sensação de calor, comentou Sakamoto em nota. A especialista ainda ressaltou que podemos observar mais árvores florindo, principal marca da estação.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas da Primavera devem ficar dentro da média histórica no Ceará e em parte significativa do Nordeste. Apenas o Norte da Bahia e o Leste da Região devem registrar precipitações abaixo do esperado. Em relação às temperaturas, registrarão marcas particularmente elevadas os estados do Maranhão e do Piauí.que chova 41,3 milímetros (mm).OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee