Pages

segunda-feira, 30 de março de 2020

HAVERÁ ELEIÇÃO NESTE ANO??

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, março 30, 2020   Sem Comentários


Não é nova e nem fácil de sair do papel a proposta de unificação das eleições no Brasil. Atualmente, há pleitos a cada dois anos. 

Um deles para prefeitos e vereadores, que está marcado para outubro deste ano. A ideia de unificar as eleições já frequenta os corredores do Congresso Nacional há, pelo menos, uma década. Ela é defendida entre um conjunto de medidas da chamado reforma política ampla, da qual muito se fala, mas só se fala.

Trazer para uma mesma data a escolha de todos os cargos eletivos do País parece ser uma proposta interessante, inclusive por conta dos custos para a realização dos pleitos. Entretanto, para a realidade política atual, é pouco provável que o Congresso Nacional se debruce sobre uma proposta como essa.

O foco, agora, em que os plenários estão se reunindo apenas virtualmente, são as ações emergenciais para o combate ao coronavírus. E depois que a crise passar, dificilmente haverá tempo hábil para discussão sobre o assunto antes do pleito.

MUDANÇA LEGISLATIVA

O prazo para a realização das eleições e as datas constam na Constituição Federal e, por isso, qualquer mudança é complicada do ponto de vista legislativo. É necessária uma alteração na Constituição, a qual precisa de apoio da ampla maioria dos parlamentares. O tema, entretanto, divide os parlamentares. A crise e a possibilidade de adiar as eleições deste ano, porém, mostram ao Brasil, a necessidade de se rediscutir o sistema político nacional de maneira mais profunda.

TEMPO DE INCERTEZAS

É consenso entre os partidos com atuação no Ceará que a crise do coronavírus prejudicou a programação para novas filiações. Entretanto, as articulações estão acontecendo virtualmente. 
A pandemia vai se encerrar antes do pleito? 

Haverá tempo hábil para campanha? 

Com o impacto significativo na economia e os altíssimos custos na Saúde, o País terá recursos públicos para a realização do pleito? 

São perguntas sem respostas no momento e que podem mudar a situação nos próximos meses. Até lá, é difícil dizer.

FIM DO PRAZO

Por falar em preparação dos partidos, começa hoje a última semana para filiações e trocas de partido para vereadores. Até sexta-feira, dia 3, quem quiser concorrer às vagas nas câmaras municipais precisará estar filiado.INACIO AGUIAR

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee