Pages

segunda-feira, 30 de março de 2020

CEARÁ TEM 10 ALTAS HOSPITALARES DE PESSOAS COM COVID-19

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, março 30, 2020   Sem Comentários


Saída de hospital pode ser seguida por isolamento social. Medidas dependem de período sintomático do paciente.

Estado com maior número de casos confirmados no Nordeste, o Ceará tem registrado um dado animador: a porcentagem de altas hospitalares. Até ontem, dos 38 casos que necessitaram de internação, 10 haviam recebido alta. 

O número é o dobro do registro de óbitos entre cearenses. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Sair do ambiente hospitalar, entretanto, não é sinônimo de cura.

"O critério para hospitalização não é ter ou não ter covid-19, é a gravidade do caso. Quando se tem alta, a gente pode dizer que a pessoa está recuperada e não precisando mais dos cuidados no hospital", explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

"Mas não deixa de ser um dado positivo, já que quando internada a pessoa pode estar suscetível a outros vírus. Quanto menor o tempo de internação, menor o risco de outras infecções", completa.

A médica ressalta que os estudos desenvolvidos ainda estão em curso e mostram tempos diferentes de transmissibilidade e recuperação, além de casos raros de reinfecção. "O tempo atual para liberar às atividades cotidianas são 14 dias a partir do início dos sintomas. 

Esse é o período médio a partir do qual os pacientes deixam de transmitir o vírus", explica Magda. Caso a alta venha antes do 14º dia, a recomendação é que seja cumprido o isolamento domiciliar, sem contato físico ou compartilhamento de objetos.

Já para ser considerado curado, como em outras doenças causadas por vírus, o paciente deve estar imune e ter transmissibilidade nula. 

A fim de ter certeza desses critérios são necessários um exame de sangue para identificação de anticorpos e um novo exame das secreções de nariz e boca para atestar a ausência do coronavírus. 

"Nem todo mundo está fazendo (tais exames) porque a gente está economizando recursos para os pacientes", explicita a secretária.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee