Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2019

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO,CULTURA E ESPORTE;APROVA SOBRAL COMO A CAPITAL DA EDUCAÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 05, 2019   Sem Comentários



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (5) a proposta do senador Cid Gomes (PDT-CE) que torna Sobral, no Ceará, a Capital Nacional da Educação (PL 3.700/2019).
O relator foi o senador Confúcio Moura (MDB-RO). Para ele, Sobral tornou-se um exemplo para o país a partir do ano 2000. Segundo ele, foi neste ano que a prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional, com foco na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar e na valorização dos professores.

— No ano 2000, mais de 40% das crianças com 8 anos de idade terminavam a segunda série sem saber ler em Sobral. Foi quando a prefeitura resolveu de fato transformar a educação em prioridade. Aumentou muito os investimentos, e como resultado, Sobral alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. É hoje o município com o maior número de escolas públicas de qualidade no país — detalhou.

Por fim, Confúcio citou que hoje o município cearense é líder em trabalhadores com carteira assinada, e tem um alto índice de desenvolvimento humano (IDH). A análise da proposta segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja um recurso para que seja analisada antes em Plenário pelo Senado.

Belém, Capital do Açaí

A CE ainda aprovou o reconhecimento de Belém como a Capital Nacional do Açaí (PLS 26/2018). O relator foi Zequinha Marinho (PSC-PA), que citou dados da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) para mostrar a importância do fruto para o Estado.

— O Pará é o maior exportador nacional de açaí, e detém 90% da produção mundial. São mais de 100 agroindústrias, beneficiando o fruto e exportando para mercados internos e externos. Movimenta R$ 2 bilhões por ano e envolve mais de 300 mil pessoas na cadeia produtiva, entre plantadores, transportadores, batedores, manipuladores e exportadores — disse o senador na semana passada, na apresentação de seu relatório.

A análise desta proposta também pode seguir para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee