Pages

sábado, 2 de novembro de 2019

ATENÇÃO IPU; CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR SÃO CASSADOS POR TEREM TIDO APOIO POLITICO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 02, 2019   Sem Comentários

                     Resultado de imagem para CONSELHO TUTELAR FORTALEZA

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Fortaleza divulgou na tarde
desta sexta-feira, 1º de novembro, a lista de conselheiros tutelares eleitos na última votação, que aconteceu em 6 de outubro deste ano. Candidatos foram cassados, considerados inelegíveis e tiveram seus votos anulados.

As candidaturas de José Auri Maia Júnior e Edna Maria Silva dos Santos foram cassadas por "apoio político-partidário e/ou de lideranças religiosas e/ou artístico", comportamento que desrespeita a Resolução Nº 87/2019 do Comdica.

Francisco Marcos Farias Gomes teve candidatura cassada por "propaganda irreal ou insidiosa ou que promova ataque pessoal contra os concorrentes", além de "oferecer, prometer ou solicitar dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza", na propaganda. Ele também foi considerado inelegível e teve votos anulados. Já Clécio Alves dos Santos desistiu da candidatura.

O resultado era previsto para o dia 25. O rol definitivo foi formulado após julgamento de processos administrativos e impugnação de candidaturas pelo Ministério Público (MPCE). O pleito teve denúncias de irregularidades e foi contestado por candidatos. Confira a lista no documento de Homologação, divulgado pelo portal da Prefeitura. Para ver todos os nomes de eleitos e suplentes, clique aqui.

Entre as irregularidades, estão ainda desorganização durante as eleições, como falta de reforço policial, urnas quebradas e zonas trocadas. Leia mais aqui. A votação ocorreu em 55 locais e 393 seções. Ao todo, 130.934 eleitores participaram e 186 candidatos disputaram ao cargo de conselheiro tutelar.

Segundo a presidente do Comdica, Angélica Leal, mesmo com as dificuldades, "o processo mostrou que a população está mais participativa". 

"O quantitativo de eleitores cresceu consideravelmente, mostrando que estamos conseguindo conscientizar a sociedade que ela pode ajudar a eleger conselheiros tutelares, que são, conforme a lei, quem zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, declarou.

Resultado

Os 40 candidatos mais votados são eleitos. Do 41° (quadrigésimo primeiro) ao 80° (octagésimo) candidato, são considerados suplentes e os outros candidatos, cadastros de reserva. Os eleitos terão o mandato de 2020 a 2024, assumindo no dia 10 de janeiro. Entre os mais votados, foi possível observar, em redes sociais dos candidatos, ligações com lideranças políticas e religiosas.

Os 40 eleitos e 20 primeiros suplentes da lista, deverão participar do Curso Preparatório de habilitação à função de Conselheiro Tutelar, que acontece em dezembro, até o dia da posse.

As equipes que atuam em cada Conselho são compostas por cinco conselheiros e profissionais como assistentes sociais, psicólogas, advogados, educadores sociais, serviços gerais e vigilantes.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee