Pages

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

FACÇÃO CEARENSE MOVIMENTAVA CERCA DE R$ 3 MILHÕES POR MÊS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 07, 2019   Sem Comentários



Reportagem exclusiva mostra bastidores de organização criminosa responsável por série de ataques criminosos no mês de setembro.

Por trás de uma vida de ostentação, homens acusados de fazer parte de uma facção criminosa cearense que age dentro e fora dos presídios. 

O grupo surgiu em Fortaleza, no bairro Conjunto Palmeiras, mas rapidamente se espalhou pelo Estado. Segundo a Polícia Civil, a organização movimentava cerca de R$ 3 milhões por mês com o tráfico de drogas. 

As regalias que os chefes do grupo criminoso tinham do lado de fora dos presídios eram bancadas por uma espécie de caixinha, que alimenta a pirâmide do crime, onde quem está na base sustenta quem está no topo da organização criminosa. Além de mulheres, bebidas, festas e viagens, eles faziam questão de exibir um anel como forma de poder e hierarquia. 

"Há uma pirâmide hierárquica, várias funções e conselheiros finais, digamos assim, que é o topo da pirâmide. Eles foram presenteados com um anel", explica o delegado Harley Filho, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). 

O símbolo era o mesmo para aqueles que ocupavam a mesma posição. "Cada um deles custou sete mil reais. E não para por aí, vai descendo a cadeira hierárquica, mas ainda assim, eles recebem um anel de menor valor", detalha. 

A caixinha virou letra de música, feita para convocar apoio e arrecadar dinheiro. A quantia ajudou a financiar ataques criminosos que aconteceram em janeiro no Ceará, desde que houve a nova estruturação no sistema penitenciário cearense, ocorrido com a chegada do secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. O cenário de violência se repetiu em setembro, mas foi reprimido pelas forças de segurança. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 255 pessoas foram capturadas por participação nos atos criminosos registrados no Ceará. A contagem é referente ao período iniciado no sábado, 21 de setembro. 

Deste número, 203 são maiores de idade e 52 são adolescentes. No total, foram registradas 116 ações criminosas, a última delas no dia 30 de setembro.CNEWS 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee