Pages

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CONFLITO DE INTERESSE E BRIGA POLÍTICA TIRARAM CEL.BEZERRA DO IBAMA NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, setembro 06, 2019   Sem Comentários



A posse de uma fazenda no Pará e o racha no PSL do Estado são possíveis causas da retirada da nomeação.

A nomeação do coronel Ricardo Bezerra como superintendente do Ibama no Ceará durou apenas um dia. Com direito a constar no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 4. Dois fatos podem explicar o arrependimento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 


A fazenda que o coronel possui na rodovia Transamazônica, no Pará, e o fato de ele não fazer parte do bloco político do deputado federal Heitor Freire (PSL), presidente da sigla no Ceará.

Bezerra, que foi candidato a deputado estadual em 2018, conta que foi chamado há cerca de 45 dias por Ricardo Salles. "Fui lá, conversei, o ministro gostou e me coloquei à disposição do Governo", lembra. 

Ficou então na expectativa da nomeação. Para o Ibama no Ceará, tinha planos que, conforme ele, contemplavam uma agenda ambiental, mas também o desenvolvimento social. "Sem extremismos. Com a preservação do meio ambiente e também gerando emprego para a sociedade tão sofrida", destaca.

Bezerra conta ainda que soube por amigos do ministério que sua nomeação seria tornada sem efeito, ação que teria sido motivada por um "conflito de interesses". A fazenda dele no Pará tem como registro de atividade econômica a extração de madeira em florestas plantadas. 

"Fui nomeado, mas houve interesses escusos de setores da política cearense, que continuam com a velha prática de apoderar dos órgãos públicos para interesses desconhecidos", relata.

A fazenda, segundo ele, hoje é ocupada pelo Movimento Sem Terra (MST). "Quando comprei para criação de gado já existia esse plano de manejo. Estou há 16 anos esperando a reintegração de posse", afirmou. 

Sobre Heitor Freire e a possibilidade de ter havido intercessão do parlamentar para retirada do seu nome, o coronel afirma que eles já foram muito amigos mas hoje têm pouco contato. "A gente acha que sim (que houve interferência), mas não pode afirmar com exatidão", frisa.

Nas redes sociais, Bezerra publicou uma nota de esclarecimento mencionando a medida do ministro Ricardo Salles em tornar sem efeito a nomeação dele para o cargo e explicando a situação da fazenda no Pará. 

"O Sr Ministro do Meio Ambiente avaliou e visando a preservação do Órgão, do Governo e até minha, nesta área tão sensível, resolveu tornar sem efeito minha nomeação para Superintendente do IBAMA no Ceará, fato que recebo com desapontamento, mas também com naturalidade e resignação. Continuo acreditando no nosso governo, nos Ministros que estão conduzindo nossa Nação com honestidade e proficiência. Coronel Bezerra"

Em nota, Heitor Freire afirma que o nome de Bezerra não teve nenhuma influência dele ou do partido. "Tendo havido nomeação e revogação da nomeação, certamente o ministro do Meio Ambiente está respaldado pelos critérios objetivos e pela conveniência da nomeação diante de todo contexto político do Ceará", afirmou.

O contexto ao qual se refere é o que ele está envolvido com o deputado estadual André Fernandes (PSL). Freire e Fernandes protagonizam críticas recíprocas que causaram um racha dentro do partido no Estado, incluindo a destituição de André Fernandes da direção da sigla em Fortaleza.

Madeira

Ricardo Bezerra é proprietário de fazenda no município de Altamira, no Pará. O local, que segundo ele está ocupado pelo MST, possui manejo para extração de madeira em florestas plantadas.OPOVO

*Cel Bezerra - esclarecimento*

A respeito de notícia sensacionalista e maliciosa que diz: 

"Ministro nomeia Superintendente do Ibama dono de fazenda de madeira", esclareço o seguinte: adquirí, ainda em 1994, uma propriedade para criação de gado no sul do Pará, mais precisamente na cidade de Itupiranga. Existia nesta área um projeto de manejo florestal sustentado, o qual foi encerrado após grande destruição ambiental da área decorrente de invasões e ações criminosas por parte do MST. 

Desde o ano de 2003 aguardo solução da Justiça Federal e do governo do Pará para a questão. Neste período denunciei vários crimes ambientais, sem solução e acumulei imensuráveis prejuízos de toda ordem, até os dias atuais. 

A propriedade é escriturada em meu nome e declarada no IRPF, no entanto *a posse de fato está com o movimento invasor há 16 anos, o q inviabilizou qualquer atividade econômica legal na área.* Até os moradores, vaqueiros foram expulsos da fazenda ameaçados de morte, tudo registrado em boletins de ocorrência nos órgãos competentes, Pol Fed, Pol Civ, Incra e Ibama locais.

*O Sr Ministro do Meio Ambiente avaliou e visando a preservação do Órgão, do Governo e até minha, nesta área tão sensível, resolveu tornar sem efeito minha nomeação para Superintendente do IBAMA no Ceará, fato que recebo com desapontamento, mas também com naturalidade e resignação. 

Continuo acreditando no nosso governo, nos Ministros que estão conduzindo nossa Nação com honestidade e proficiência. Coronel Bezerra.*

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee