Pages

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

NORTE E NORDESTE TERÃO,JUNTOS CERCA DE 55% DO TOTAL DE VAGAS DO MÉDICOS PELO BRASIL

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, agosto 02, 2019   Sem Comentários


No Nordeste, serão 1.513 vagas convencionais e 6.474 vagas prioritárias, somando um total de 7.987 vagas.

Ao todo, serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento.

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira, 1º, o programa Médicos pelo Brasil, que visa substituir o Mais Médicos. Anunciado pelo Ministério da Saúde, o programa terá cerca de 7 mil vagas a mais que o programa anterior para atuarem onde há os maiores vazios assistenciais. As regiões Norte e Nordeste terão, juntas, 55% do total dessas vagas.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avaliou que a ampliação do acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), onde as doenças mais frequentes (como diabetes, hipertensão e tuberculose) são acompanhadas, é prioridade do Governo Federal. 

"Assim, vamos promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Também vai trazer para perto da comunidade serviços como consultas médicas, exames, vacinas, radiografias e pré-natal para gestantes”, disse.

Utilizando a metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o programa irá priorizar a participação de municípios em regiões carentes. Eles foram divididos em cinco categorias: rurais remotos, rurais adjacentes, intermediários remotos, intermediários adjacentes e urbanos.

Serão priorizados os municípios rurais remotos, rurais adjacentes e intermediários remotos, que somam 3,4 mil locais, e poderão incluir todas as equipes de Saúde da Família no Programa Médicos pelo Brasil. Todas as Unidades de Saúde da Família ribeirinhas e fluviais e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) também serão consideradas como prioritárias.

Dessa maneira, 4 mil novas vagas prioritárias - em comparação com o Mais Médicos - serão disponibilizadas para as regiões Norte e Nordeste. Juntas, estas duas regiões terão 55% do total de vagas. No Nordeste, serão 1.513 vagas convencionais e 6.474 vagas prioritárias, somando um total de 7.987 vagas.

Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde apontou que no momento as vagas são determinadas apenas por região, não sendo discriminadas, ainda, quantas vagas cada estado do Nordeste deve recebe.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee