Pages

quinta-feira, 25 de julho de 2019

DESEMPREGO NO INTERIOR É MENOR,MAS VAGAS PAGAM MENOS,SEGUNDO IBGE

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 25, 2019   Sem Comentários


Estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta 4ª feira (24.jul.2019) mostra que o desemprego no interior do país é mais baixo que nas regiões metropolitanas. 
Os números de informalidade e de pagamento, contudo, indicam piores condições de trabalho. A pesquisa leva em conta dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Em relação à taxa de desemprego nacional (12,7%), 8 unidades federativas analisadas apresentam 1 índice inferior nas zonas interioranas e superior em suas capitais. Apenas 3 unidades da federação, por outro lado, têm desemprego maior no interior: Alagoas, Goiás e Rio Grande do Norte.

A maior diferença percentual entre a região metropolitana e o interior é no Amazonas, onde estar na capital e arredores significa arcar com uma taxa de desemprego de 19,4%, 8,7 pontos percentuais maior que no interior (10,7%).

CONDIÇÕES DE TRABALHO

Segundo os dados da pesquisa, a informalidade no interior é maior em 24 dos 26 Estados analisados. O Distrito Federal ficou de fora da comparação e Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul não contam com uma região metropolitana.

Apenas São Paulo e Santa Catarina contam com uma informalidade maior mais perto de suas capitais. O país tem 13 entes com pelo menos metade de seus trabalhadores interioranos com 1 emprego informal. Todos esses são do Norte e Nordeste, sendo que no interior do Amazonas a taxa é de 71,7% de informais.

O cenário se mantém quanto aos valores pagos a esses trabalhadores. De acordo com a pesquisa, a remuneração por mês de quem tem emprego no interior equivale a menos da metade do recebido pelos trabalhadores das capitais de 8 Estados. A média do país é de R$ 2.291. Novamente, as regiões Norte e Nordeste sofrem mais com os pagamentos mais baixos.

As regiões interioranas com os maiores pagamentos são: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Todos acima de R$ 2.000.
PODER360


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee