Pages

terça-feira, 9 de julho de 2019

CELULARES MONITORAM ATÉ O JEITO COMO VOCÊ DIGITA,E ISSO NÃO É BOM

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, julho 09, 2019   Sem Comentários



Com avanço da chamada biometria comportamental, aparelhos e aplicativos captam uma quantidade enorme de informações sobre nosso comportamento.

A possibilidade de confirmar a identidade de uma pessoa pela maneira como ela fala, age, anda ou se movimenta e se comunica não é novidade. Mas o crescimento da biometria comportamental nos aparelhos smart está elevando isso a um novo patamar.

Os dias da verificação por códigos, senhas, tokens, identidades de aparelhos e geolocalização estão ficando para trás. Até a identificação por digitais ou retina em breve vai parecer coisa do passado.

O monitoramento da coordenação mãos-olhos, o ângulo em que você segura seu aparelho, a pressão feita pelos dedos, os tremores das mãos, os padrões de navegação e outros movimentos estão sendo utilizados para julgar quão acostumado o usuário é com um aplicativo e com o assunto que sobre o qual está digitando.

Usada até o momento principalmente por bancos, essa tecnologia está se expandindo para reduzir fraudes causadas por roubos de informação ou ataques automatizados. E, como não atrapalha a experiência do usuário (o que significa que a pessoa não percebe que isso está acontecendo), ela faz o uso dos aplicativos parecer muito mais fácil.

No entanto, é precisamente pelo fato de esses métodos de coleta de dados serem invisíveis que precisamos de mais escrutínio antes de aceitá-los passivamente como parte de nossa vida. 

Você pode até achar que uma empresa saber com que força você coloca o dedo na tela não é algo que vá prejudicá-lo no futuro, mas isso é parte de um grande conjunto de dados que está sendo construído sem sua participação ativa. Nem tudo que é pensado para nos proteger nos beneficia no longo prazo.

Seus dados e sua identidade têm um valor enorme para marqueteiros e cibercriminosos. Por isso, você deveria se proteger de todas as táticas usadas por eles. E, como sabemos, quanto mais dados podem ser coletados, mais cuidados devemos ter em mantê-los privados.

Jennifer Lynch, advogada sênior da Electronic Frontier Foundation disse ao New York Times:

“O que temos observado com tecnologia é que quantos mais dados são coletados pelas empresas, mais usos elas tentarão encontrar para eles. É um pequeno passo deixar de usá-los para detectar fraudes e passar a utilizá-los ter informações muito privadas sobre o usuário”.

Parte dessa informação pode incluir dados médicos. Digamos que os sensores de seu telefone percebam um tremor em suas mãos. Isso pode alertá-lo para uma condição médica da qual você não tinha conhecimento, mas também pode acabar servindo a sua operadora de plano de saúde.

Isso tudo pode soar paranoico até você perceber que essa tecnologia já está sendo usada nos apps. Você lembra de ter sido perguntado sobre usarem seus dados de biometria? Provavelmente porque não foi. Os Estados Unidos não têm nenhuma lei em vigor que torne mandatória a transparência desse método de coleta de dados e uso. A Califórnia tem uma legislação nesse sentido, mas ela só passará a valer em 2020.

Quando a legislação não consegue acompanhar a tecnologia, ela nos deixa vulnerável. A polícia poderia obrigar alguém a abrir seu telefone, só porque isso ainda não é previsto como uma violação da 4ª emenda da constituição americana? Teremos de esperar até que alguém entre com um processo para que sejamos protegidos?

Se não estivermos alertas à existência dessa tecnologia e seus riscos em potencial, provavelmente não saberemos como é nosso perfil digital em nenhum dos sites ou apps que usamos, nem como nos proteger de sua coleta, seu armazenamento e seu mau uso.ÉPOCA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee