Pages

quinta-feira, 11 de julho de 2019

A FORÇA DE MAIA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 11, 2019   Sem Comentários


Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi ovacionado e teve o nome gritado enquanto a reforma da Previdência era aprovada. O presidente da Câmara dos Deputados chorou. Não sei se porque queria muito a aprovação, achava que era muito importante para o Brasil. Ou se pela impressionante demonstração de força.

A reforma é obra de Maia. Não me recordo de um presidente do Legislativo conduzir aprovação de medida tão importante desde que Ulysses Guimarães conduziu a Assembleia Nacional Constituinte.

Maia queria muito a reforma, desde o governo Michel Temer (MDB). Paulo Guedes também queria, mas em termos diferentes. Jair Bolsonaro nunca demonstrou a mesma disposição e o partido do presidente, o PSL, ainda trabalha por mudanças profundas na reforma. O fato é que a reforma que avança não é nem a de Guedes nem a de Bolsonaro. É a de Maia.

A vitória de ontem foi imponente. Foram 379 votos a favor. Em 2003, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou sua PEC com 358 votos em primeiro turno. Em 1998, o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) aprovou mudanças na Previdência com, 331 votos em segundo turno, dois anos após um tumultuado primeiro turno, no qual foram derrotados pontos como idade mínima para servidores, fim da aposentadoria especial de professores universitários e fim da aposentadoria proporcional para os servidores públicos.

O governo Bolsonaro não teve protagonismo, mas ganha com a aprovação. Trata-se, afinal, da grande expectativa do mercado em relação a este governo. Para uma administração tão capenga na articulação política, obter mais votos que os matreiros governos de FHC e Lula é um feito. Ainda mais considerando que é uma reforma bem mais profunda.

Mérito, obviamente, de uma costura terceirizada a Rodrigo Maia. Foi a vitória de um parlamentarismo branco que tenta se insinuar. E que é tolerado enquanto serve aos propósitos do governo. Veremos como será se baterem de frente.POR;ÉRICOFIRMO/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee