Pages

quarta-feira, 17 de abril de 2019

O ÓDIO NA PONTA DOS DEDOS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, abril 17, 2019   Sem Comentários


O que os olhos não veem o coração não sente. Esta máxima vem perdendo toda a lógica quando vertemos o foco para as redes sociais.

Com o título “O ódio na ponta dos dedos”, eis artigo de Gal Kury, professora universitária e consultora de marketing. Ela aborda tema do momento e que merece reflexões: anônimos que usam a internet para atacar reputações. 


Confira:

O que os olhos não veem o coração não sente. Esta máxima vem perdendo toda a lógica quando vertemos o foco para as redes sociais. Muitos usuários optam, de forma voluntária, a acompanhar pessoas e temas que não gostam.

As pessoas seguem perfis de outras pessoas somente para criticar e, por vezes, de forma exacerbada. Xingamentos com palavrões, ameaças, o vale-tudo nas redes sociais toma proporções assustadoras.

Em tempos de polarização de opiniões, as pessoas tomam partidos de causas ou são simpatizantes de uma determinada posição e as defendem com garras afiadas, mostrando os dentes a cada postagem. São os chamados haters, termo originário da palavra hate (ódio em inglês).

A possibilidade de navegar de forma quase anônima, escondendo-se por trás de um perfil falso, oferece para muita gente um porto seguro para soltar petardos contra “inimigos virtuais”. E mesmo que a pessoa se identifique pode estar a milhares de quilômetros dos seus alvos de injúrias, diminuindo assim a possibilidade de algum contato físico.

Assisti, esta semana, um comercial de um refrigerante que mostrava uma dessas pessoas, um valentão virtual, um hater famoso no Twitter, posto cara a cara com as pessoas que ele enfrentava. Cada uma destas pessoas estava com uma camiseta que tinha escrito o xingamento proferido por ele e falavam em voz alta. No fim, todos fazem uma roda e o abraçam que fica emocionado e se mostra arrependido.

Fora que ainda temos o cyberbullying, conceito definido como o ato de usar o espaço virtual para intimidar, hostilizar, ameaçar alguém. E isso ocorre, muitas vezes, direcionado para uma pessoa pública (atores, cantores, jornalistas), obrigando a mesma a sair de alguma rede social momentânea ou definitivamente por não aguentar a pressão.

Fico imaginando o porquê de alguém que destila todo o seu veneno e agressividade através de uma rede social ao buscar essa sensação catártica tão agressiva.

Vale uma reflexão: será que esses mesmos valentões do mundo virtual teriam tanta coragem para enfrentar as adversidades no mundo real?

*Gal Kury,


Professora universitária e consultora de marketing.


FONTE;ELIOMARDELIMA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee