Pages

terça-feira, 16 de abril de 2019

DEPUTADOS CEARENSES CUMPRE AGENDA COM ALCOLUMBRE E MAIA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, abril 16, 2019   Sem Comentários

Uma comitiva de deputados estaduais cearenses participa, nesta terça (16), em Brasília, de reuniões com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os encontros têm como principal pauta o Banco do Nordeste (BNB).

Participam do encontro os deputados estaduais José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, além de Acrísio Sena (PT), Walter Cavalcante (MDB) e Daniel Oliveira (MDB).

A articulação compreende as reuniões do ParlaNordeste que tem como secretário-geral o presidente da AL do Ceará, José Sarto. O cearense foi eleito para o colegiado formado pelos presidentes das assembleias legislativas dos estados nordestinos, em março de 2019.

“Com a confirmação da agenda dos presidentes da Câmara e do Senado, nós vamos convidar as bancadas do Nordeste para nos ajudarem nessa pauta, que é em defesa da manutenção do Banco do Nordeste do Brasil e de outros órgãos, como a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)”, afirma José Sarto.

“Queremos saber até que ponto procede a informação de fusão do BNB com o Bndes (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ou de retirada do Fundo do Nordeste da gerência do BNB”, comenta o presidente da AL.

Desempenho

José Sarto aponta que o BNB é um banco de fomento que tem ligação histórica com o Ceará e é muito caro aos cearenses e nordestinos. O presidente da Alce ressaltou ainda que a instituição tem mostrado, através do seu desempenho, ser um fator muito importante para o desenvolvimento da região nordestina. “A região Nordeste é, historicamente, já machucada pelo modelo de pacto federativo que nós temos, que, em detrimento do Sul e do Sudeste, deixa para cá menos recursos do que nós precisamos”, comentou José Sarto.

Agenda
A programação prevê o encontro às 12h, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às 15h, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A reunião faz parte da ação conjunta dos parlamentos do Nordeste em defesa da manutenção dos órgãos regionais, tais como BNB, Dnocs e Sudene. “Há consenso entre deputados de todos os partidos que não podemos concordar com qualquer iniciativa do governo federal de desmontar estas instituições, fundamentais para nosso desenvolvimento”, explicou Acrísio Sena.

Frente
O deputado Danniel Oliveira (MDB) ainda destaca a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), instalada no início do mês, atendendo a iniciativa do parlamentar. Segundo o emedebista, como fruto dessa mobilização, também será articulada agenda com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para garantir a permanência do BNB, além de fortalecer os órgãos de desenvolvimento do Nordeste, como o Dnocs.

“Já está agendada uma audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, onde vamos levantar esta bandeira para fortalecer o BNB, seus servidores e fazer com que ele continue sendo esse grande indutor de desenvolvimento da nossa região”, defendeu Oliveira.

Com informações do OE/POLITICACOMK

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee