Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

NO 20º DIA DE ATAQUES ;DUAS ESCOLAS E ÔNIBUS SÃO ALVOS DE INCÊNDIO EM ITAREMA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 21, 2019   Sem Comentários

Eletrônicos, livros, mesas, cadeiras e outros equipamentos escolares foram danificados.
Duas escolas foram alvos de incêndio no município de Itarema (a 213 km de Fortaleza), na madrugada desta segunda-feira, 21. Uma delas foi a escola municipal Geralda Bonifácio Rodrigues, na localidade de Saquim, que teve eletrônicos, livros, mesas, cadeiras e outros equipamentos escolares danificados.

A outra escola foi o Liceu José Maria Monteiro, no distrito de Almofala. Além disso, um ônibus escolar também foi alvo de ataque na localidade de Panã.
Segundo a Prefeitura de Itarema, pessoas da região colaboraram para debelar as chamas, impedindo maiores danos. Os responsáveis pelos ataques ainda não foram presos.

Este é o 20º dia de ataques orquestrados por facções criminosas no Ceará. Desde a noite do último dia 2, explosões e incêndios são registrados em diversos municípios do Estado. Até esse domingo, 20, 400 pessoas foram detidas por envolvimento nos crimes, de acordo com o mais recente balanço divulgado pelo Governo do Estado.


Em nota, a prefeitura de Itarema classificou a ação criminosa como uma covardia. “As instituições e o veículo ficaram danificados e o dano só não foi pior porque pessoas da região colaboraram para debelar as chamas”, informa a prefeitura, na nota em que revela que a polícia foi acionada para identificar os suspeitos. “Cobraremos uma pronta resposta com o fim de identificar e punir os responsáveis por esses atos lesivos que prejudicam inúmeras famílias de nossa Itarema. Inclusive, estamos oferecendo recompensa a quem colaborar na identificação dos responsáveis por esses atos criminosos.”

Já em São Benedito, a 300 quilômetros da capital cearense, criminosos lançaram um coquetel molotov em uma subestação da distribuidora de energia Enel, incendiando-a.

Ataques

Até esta manhã, 403 suspeitos de participar dos ataques orquestrados já tinham sido presos ou apreendidos (no caso de suspeitos com menos de 18 anos de idade), segundo a Secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social. O número de ocorrências já passa de 280 desde o início dos ataques a ônibus, veículos, prédios públicos, estabelecimentos bancários e edificações em vias públicas no último dia 2.

Segundo autoridades estaduais e especialistas em segurança pública, pode ser uma reação de facções criminosas à nomeação do secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, e ao anúncio de medidas para reforçar a segurança nos presídios, como a não separação de presos em presídios por facção.

Para tentar conter os ataques, o governo estadual convocou cerca de 1.200 policiais militares da reserva para voltarem ao serviço.

No dia 4, o governo federal autorizou o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar no combate aos ataques. No dia 13, o governador Camilo Santana (PT) sancionou leis que facilitam a adoção de medidas como a convocação dos militares reservistas; o pagamento a quem fornecer informações que resultem na prisão de bandidos ou evitem ataques criminosos no estado, entre outras.

Nesta semana, chegam os primeiros integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, subordinada ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Por razões de segurança, o órgão não informa quantos agentes prisionais serão cedidos por outros estados para integrar o grupo especial no Ceará.
OPOVO/Agencia Brasil

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee