Pages

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO QUE PROÍBE PULVERIZAÇÃO AÉREA COM AGROTÓXICOS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, dezembro 19, 2018   Sem Comentários


A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira, 18, o projeto de lei 18/2015, que proíbe a pulverização aérea de químicos no Ceará.
Assim, é inserida a proibição na Lei Estadual nº 12.228/ 93, que trata do uso de agrotóxicos no solo cearense. O texto segue agora para sanção do governador Camilo Santana.

A infração à lei obriga o pagamento de multa de 15 mil UFIRs. O projeto tem autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), subscrito pelos deputados Elmano de Freitas (PT) e Joaquim Noronha (PRP). 

"No cenário internacional, os riscos e impactos da pulverização aérea já são conhecidos, de forma que, em janeiro de 2009, o Parlamento Europeu aprovou uma série de diretrizes que proibiu o uso de substâncias altamente tóxicas e a prática de pulverização aérea nos países da União Européia, definindo zonas de uso de pesticidas e uma série de medidas de proteção dos ecossistemas, em especial o aquático", explica Renato na justificativa do projeto.

O perigo também é ratificado nacionalmente. Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que 19% do agrotóxico manejado através do método de pulverização aérea é dispersado para áreas fora da região de aplicação; 49% são retidos pelo solo e apenas 32% alcançam efetivamente as plantas da área de aplicação. 

Ainda na justificativa do projeto, é frisado o risco à saúde do povo do campo e à disponibilidade de água, uma vez que os agrotóxicos podem contaminar o lençol freático. 

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) já demonstraram que os efeitos nocivos da pulverização aérea na região do Baixo Jaguaribe, por exemplo, resvalam na saúde dos trabalhadores rurais, que recebem doses altas de herbicidas, ao adentrarem nas plantações pulverizadas; e impactam a saúde comunitária, com a contaminação das hortas domésticas e projetos de agricultura familiar, além dos poços de água e das casas sobre as quais sobrevoam os aviões.

O projeto recebeu o nome de Lei Zé Maria do Tomé, em homeagem ao ativista e ambientalista José Maria Filho, conhecido por lutar pela proibição da pulverização aérea. Ele foi assassinado com mais de 20 tiros, na zona rural de Limoeiro do Norte, em 2010.%u200B 

Críticas

Ouvido pela Agência Brasil, o engenheiro agrônomo Ulisses Antuniassi, professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista (Unesp), defende a manutenção e o aperfeiçoamento dessa técnica. Para ele, a pulverização aérea é um método imprescindível para o agronegócio brasileiro. 

“A proibição da pulverização aérea é uma medida desproporcional. Ela não tem cabimento dentro do contexto de um país agrícola tão importante. Se numa eventualidade houvesse uma proibição, teríamos um prejuízo muito grande para culturas que não têm outras opções. Entendo que a aplicação aérea não deve ser proibida. Ela deve ser regulamentada e fiscalizada”.

Segundo Antuniassi, a pulverização aérea de agrotóxicos responde hoje por cerca de 25% das aplicações realizadas no Brasil, mas, dependendo da cultura, o uso da técnica pode chegar a 100%, como no caso da banana e da cana-de-açúcar.

Ainda à Agência Brasil, Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), criticou a proposta, em 2016, dizendo que a questão se tornou polêmica após a execução de Zé Maria do Tomé

“O estado do Ceará não tem expressividade em pulverizações aéreas porque não temos uma agricultura intensiva. Essa problemática da aviação agrícola foi em função de Limoeiro do Norte, que estimulou os ânimos de algumas entidades ambientais que discutiam a validade do método no município”.

Ao O POVO Online, Flávio comentou a aprovação do projeto, na noite desta terça-feira, por telefone. "Está errado dizer que a técnica da pulverização aérea é inadequada. O que acontece é que a técnica é usada em localidades inapropriadas, onde há concentração populacional. Temos que ser coerentes com a problemática, com a saúde humana. Graças a Deus, essa técnica não tem expressividade no Estado, porque se fosse em estados como Mato Grosso do Sul e Goiás, haveria grandes prejuízos. O mau uso da pulverização deve ser punido, generalizar é um retrocesso". 

Sobre a morte de Zé Maria, o presidente da Faec lamentou que "tentem imputar o crime à pulverização aérea e a um produtor e exportador que é feito de bode expiatório"

Ele se refere ao empresário/fruticultor João Teixeira Júnior, inocentado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em março de 2017. Foi determinado que apenas o caseiro/agricultor Francisco Marcos Lima iria a julgamento.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee