Pages

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

RELIGIÃO; O QUE VOCÊ COMO EVANGÉLICO, ESPERA DO GOVERNO JAIR BOLSONARO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, novembro 23, 2018   Sem Comentários


Estima-se que o país conte, atualmente, com mais de 70 milhões de evangélicos, cerca de 34% da população.
Esse grupo, que não é desprezível, é um dos que mostraram maior predileção por Jair Bolsonaro nessas eleições.

Um estudo do Ideia Big Data, encomendado por ÉPOCA, mostra em uma pesquisa de um grupo focal o que os eleitores evangélicos esperam do novo presidente. Foram ouvidos 275 religiosos entre 8 e 10 de outubro. Eles associam o PT à legalização do aborto, à venda de drogas e ao suposto “kit gay”.

Os evangélicos ouvidos esperam que Bolsonaro não permita aprovar leis contra os valores cristãos e que ele acabe com as facções criminosas e bandidos. Pedem que, no próximo mandato, os cristãos tenham as mesmas liberdades que têm hoje e que o evangelho possa continuar a ser pregado livremente, e que possam expressar suas opiniões em público sem riscos.

O grau de expectativa das pessoas ouvidas é extremamente elevado”, afirma Mauricio Moura, fundador da Ideia Big Data e professor de estatística da Universidade George Washington, nos Estados Unidos.

“Carrega um desejo acima da média de que as coisas se materializam positivamente, especialmente considerando que as eleições hoje em dia são marcadas pela descrença, e não pelo otimismo. Outro fator é que essas pessoas estão preocupadas com a tradição da família. São pessoas cujo elemento familiar é muito forte", disse.

Sobre o estudo

Este estudo se baseia em uma modalidade de pesquisa chamada e-Sensing. Ele foi feito a pedido da revista ÉPOCA depois do Ibope e DataFolha registrarem que Bolsonaro era o candidato com o maior percentual de apoio dos eleitores evangélicos.

O texto a seguir expõe "narrativas recorrentes" vindas de 275 evangélicos, residentes em todas as regiões do país, que declararam que votarão em Jair Bolsonaro. Para este estudo, eles responderam à questão:

"O que eu, como evangélico, espero de Bolsonaro como presidente?"

Ou seja, essa pesquisa capta as vozes evangélicas a favor de Bolsonaro e não a de todos os evangélicos. E, mesmo entre esses eleitores, existem narrativas dissonantes que ficam ressaltadas por estarem lado a lado no mesmo texto. As frases são todas dos próprios participantes da pesquisa. Elas foram sobrepostas e agrupadas por tema, e mantivemos o recurso da fala em primeira pessoa para dar fluência à leitura.

A ambição deste texto é sociológica, apesar da ausência de análises e explicações sobre o que essas pessoas "querem dizer". Não significa que cada evangélico que vota em Bolsonaro o percebe exatamente desta maneira. Mas a maioria reconhecerá vários argumentos nas falas de outros evangélicos com quem eles convivem.

A coleta dos dados usados nesta pesquisa aconteceu entre 8 e 10 de outubro de 2018. Estudo produzido pelo IDEIA Big Data sob a coordenação do antropólogo Juliano Spyer, PhD.

Depoimentos:

Um voto de confiança - "Antes de qualquer coisa, eu espero que o Bolsonaro cumpra com as promessas que ele fez para mudar e melhorar o país. Todo mundo pode prometer, mas cumprir é mais difícil."

"Precisamos de alguém que faça a diferença para os brasileiros acreditarem que é possível mudar. Que ele não seja mais um político a roubar o Brasil."

"Espero que ele seja o início da solução. A gente deseja tudo, mas é esperar para ver. O que vier de mudança a gente aceita."

Acabar com a corrupção - "Espero que ele cumpra a promessa de colocar ordem na casa acabando com a corrupção, com a demagogia e com a ladroagem. Que ele seja bem conservador nessa questão da corrupção, que prejudica muito."

"Muitos dizem que ele é radical, mas é pior a gente apoiar candidato que está envolvido com a Lava Jato. Tem coisas que o Bolsonaro diz que eu não concordo, mas o PT está lá há muito tempo."

"Às vezes, arriscando as coisas podem mudar."

Família Tradicional - "Que o Bolsonaro preze e olhe pelos anseios da família tradicional e não permita a aprovação de leis que sejam contra a moral e os valores cristãos."

"O PT defende legalizar o aborto e a venda de drogas. Espero que o Bolsonaro, sendo eleito, não deixe mais que a opinião da minoria se sobreponha à da maioria."

"O Brasil está muito liberal. Que ele possa nos ajudar a controlar essa liberalidade."

Kit Gay e ideologia de gênero - "Espero que no governo dele acabe com essa história de ideologia de gênero nas escolas, para os nossos filhos não terem que aprender que ser menino ou menina é uma escolha."

"O 'kit gay' não é correto, ainda mais para crianças de cinco, seis anos. Há muita sexualidade nas escolas hoje, e a inocência das crianças deve ser preservada."

"Os alunos já estudam as questões corporais e sexuais nas aulas de biologia. É o suficiente. Que a pessoa decida sobre a sexualidade dela quando for adulta."

Escola militar - "Por falar em educação, é legal a ideia dele da escolar militar. Quem não depende de escola pública, não sabe como é."

"Escola é para estudar e não para usar droga."

"Os jovens estão muito destemidos, muito indisciplinados. É bem-vindo o Bolsonaro ser um conservador e defender um sistema que impõe limites aos jovem."

Violência, segurança - Aqui na região que eu moro a crise pegou e hoje a gente está preso dentro de casa. É impossível ter um negócio, um carro, um telefone, e as crianças passam o dia expostas ao crime e à impunidade."

"Está muito perigoso. Lugar de bandido é na cadeia. Tolerância zero!"

"Que o Bolsonaro acabe com o que existe de errado nas esquinas: a bandidagem, as facções, maconheiro, trombadinha. E diminua a maioridade penal para 16 anos."

Crise, desemprego - "Eu fui uma das pessoas que perderam o emprego. A gente não aguenta mais a crise. Em vez de liberar arma, por que o Bolsonaro não libera emprego?"

"Espero que ele melhore a economia, diminua impostos, organize as contas públicas, tire o país da recessão, dê oportunidade aos jovens e faça o Brasil prosperar."

"Que todos possam sustentar suas famílias e conquistar seus sonhos".

Política e religião - "Que os cristãos tenham as mesmas liberdades que temos hoje e que o evangelho possa continuar a ser pregado livremente. Que a gente possa expressas as nossas opiniões em público sem riscos."

"Mas tem que melhorar o país independente do credo. Não podemos misturar política e religião. O amor ao próximo não é apenas para quem tem a mesma religião que eu."

"Estou com fé, por ele ser cristão, que Deus vai honrar e ajudar ele a fazer uma boa gestão. A Bíblia diz que quando justo governa, o povo se alegra."

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee