Pages

terça-feira, 4 de setembro de 2018

IBOPE E DATAFOLHA CANCELAM PESQUISA COM LULA COMO CANDIDATO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, setembro 04, 2018   Sem Comentários

Os dois principais institutos de pesquisa do Brasil, o Ibope e o Datafolha, suspenderam a divulgação dos resultados de seus levantamentos sobre a corrida presidencial que
estavam previstos para ocorrer nesta semana. 

O Ibope havia feito suas entrevistas entre os dias 1º e 3 de setembro, enquanto o Datafolha iniciou o seu levantamento nesta terça-feira e deveria concluí-lo no dia 6. 

Mas ambos informaram que tiveram dúvidas se poderiam divulgar suas conclusões porque, entre os presidenciáveis, estava Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na madrugada do sábado passado e foi proibido de aparecer como candidato. 

Os ministros consideraram que o petista é ficha suja porque foi condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O TSE confirmou oficialmente que o Ibope fez um questionamento sobre essa pesquisa, mas até a conclusão dessa reportagem não havia uma resposta sobre o assunto. Esse levantamento foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo e a previsão era de que seus dados viessem a público na noite desta terça-feira. 

A suspensão da divulgação foi noticiada, primeiramente, pela revista digital Crusoé e provocou protestos imediatos de petistas. Em seu perfil no Facebook, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em tom de ironia que a suspensão do Ibope foi curiosa. “Não tenho dúvidas: Lula apareceria mais uma vez liderando com folga, pra desespero da direita. A pressão que rolou nos bastidores para anular a divulgação teve dedos poderosos das elites sem voto”.

Já o Datafolha anunciou no site do jornal Folha de S. Paulo, ao qual o instituto é vinculado, que cancelou o registro de sua pesquisa. Segundo o órgão, a solicitação para realizar o levantamento havia sido feito no dia 31, antes, portanto, do TSE declarar Lula inelegível. Conforme a lei eleitoral, os registros das pesquisas precisam ser feitos em até cinco dias antes da data de divulgação de seus resultados.

Como até a semana passada havia dúvidas se Lula poderia ou não ser candidato (apesar de o PT tê-lo lançado) os institutos de pesquisas costumavam fazer levantamentos com pelo menos dois cenários. Em um no qual Lula era o presidenciável do PT e no outro em que o concorrente era o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. 

No primeiro cenário Lula aparecia na liderança, com 37% no Ibope e 39% no Datafolha, seguido de Jair Bolsonaro (PSL – 18% e 19%) e Marina Silva (REDE – 6% e 8%). No outro cenário, Haddad aparece apenas como o quinto colocado (com 4% em ambos institutos) e o líder é Bolsonaro, com 20 % no Ibope e 22% no Datafolha. As pesquisas mais recentes foram publicadas nos dias 20 e 22 de agosto, respectivamente.EL PAÍS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee