Pages

terça-feira, 24 de julho de 2018

PESQUISA;1 A CADA 3 UNIVERSITÁRIOS ESTÃO INSATISFEITOS COM A FACULDADE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, julho 24, 2018   Sem Comentários


Levantamento realizado pelo site Quero Bolsa mostra que maior concentração de queixas está na qualidade de atendimento prestado pelas universidades.

Cerca de um a cada três universitários, ou 29% deles, estão descontentes com as suas instituições de ensino. A informação foi levantada pelo Quero Bolsa - plataforma de inclusão de jovens no ensino superior do País - e tem como base a avaliação de aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em 1.288 universidades brasileiras. 

Os dados foram retirados a partir da seção de reviews do site, onde os alunos podem descrever sua opinião em itens como qualidade de ensino, corpo docente, infraestrutura, entre outros.

Para chegar ao resultado foi aplicada a metodologia Net Promoter Score (NPS), ferramenta que avalia o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço, por meio da questão “O quanto você recomendaria a sua faculdade aos seus amigos”. 

O aluno tem a possibilidade de indicar uma nota na escala de 0 a 10, onde 0 significa “Não recomendaria de jeito nenhum” e 10 significa “Recomendaria com certeza”.

“A amostragem é um alerta para as instituições de ensino, uma vez que demonstra uma elevada presença de alunos descontentes. Se somado ao percentual de indiferentes (13%), percebemos que praticamente metade dos estudantes não promovem as universidades junto as pessoas de sua convivência”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.

O levantamento também identificou quesitos que apareceram, de maneira espontânea, com grande frequência nas avaliações redigidas pelos universitários. A interpretação destes dados permitiu elencar quatro grupos: professores, faculdade, atendimento e estrutura.

De longe, a maior parte das queixas recai sobre a qualidade do atendimento aos alunos. Esse item foi o único que apresentou um grau de insatisfação superior aos depoimentos positivos - quase três vezes mais. Parte da responsabilidade por esse resultado é atribuída às secretarias das faculdades, que majoritariamente são citadas no campo relacionado aos fatores negativos. 

“Filas e demora para resolução de solicitações são os principais motivos alegados pelos estudantes”, revela Lima.

Por outro lado, o corpo docente é o grupo que mais recebe elogios, aparecendo em destaque nas análises positivas das instituições de ensino. Enquanto os professores são motivo de satisfação em 52,6% das avaliações, apenas 9,9% avaliam esse ponto de forma negativa. 

O segundo item melhor avaliado é a infraestrutura das instituições, com 21,9% das ocorrências positivas e 6,5% de insatisfação. A faculdade como um todo aparece de maneira balanceada com ocorrência quase igual entre promotores e detratores, o que vai ao encontro com o resultado aferido na metodologia NPS.

Avalie também a sua faculdade

Referência quando o assunto é auxiliar os jovens a ingressar no ensino superior, o Quero Bolsa também trabalha para se tornar a principal plataforma em avaliação de estrutura, qualidade de ensino e atendimento das instituições de ensino do País. 

“As informações ajudam outras pessoas a escolherem onde irão estudar, não apenas levando em conta o valor da mensalidade e a força da marca da instituição de ensino. Sabendo da importância disso, estamos intensificando esforços para contar com a opinião de estudantes de cada uma das mais de 2 mil faculdades brasileiras”, afirma o diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.

O executivo salienta ainda que qualquer aluno matriculado no ensino superior pode entrar no site e responder o questionário no endereço: https://querobolsa.com.br/avaliacao/novo-curso. 

Os estudantes que escreverem suas impressões e opiniões até o dia 7 de dezembro irão participar do sorteio de um iPhone SE. POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee