Pages

sexta-feira, 27 de julho de 2018

LEVANTAMENTO INÉDITO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS COMPROVA AÇÃO DE ROBÔS NA DISPUTA PRESIDENCIAL

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 27, 2018   Sem Comentários


O debate acirrado entre polos políticos e ideológicos distintos ganha fôlego nas redes sociais durante a pré-campanha presidencial deste ano. No entanto, fatia relevante destas interações não parte do eleitorado. Um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV -DAPP) comprovou o uso de robôs ou “bots” para as Eleições 2018. 

Dados apurados durante um mês mostraram que ações ligadas a esquerda e centro-direita têm como ponto em comum a estratégia de manipulação. As informações foram divulgadas nessa quarta-feira, 25.

Um total de 22, 1% das publicações de robôs advém de perfis ligados ao PT e 21, 9% ao PSL. Para o levantamento, foram considerados 5.415.492 tuítes sobre o debate político, entre os últimos dias 22 de junho e 23 de julho. O campo de centro – que não está engajado com os polos tradicionais – corresponde a 16,18% desta prática de influência. 

O restante (3,99%) está relacionado ao grupo chamado de centro-esquerda, que não é encabeçado por uma figura representativa. O mapeamento de interações mostra que os perfis usados pela esquerda tinham inclinações a base do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva. Já os conservadores estavam alinhados ao deputado Jair Bolsonaro (PSL).

A FGV fará o monitoramento diário de perfis falsos durante as eleições. O diretor da instituição, Marco Aurelio Ruediger, falou da necessidade de intensificar o combate ao fenômeno das Fake News em meio à disputa eleitoral. “Com esse cenário, as redes vão ter um papel muito importante de hiperdimensionamento diferente do que vimos historicamente”, disse ontem, 25, durante o lançamento da Sala de Democracia Digital – #observa2018. 

Ele destacou que ainda não é possível avaliar como essa polarização afetará o processo eleitoral no Brasil. “Não sabemos como isso vai se traduzir, mas estamos preparados para fazer alinhamentos entre o debate político nas redes e as propostas dos candidatos da forma mais republicana possível”, pontuou.Por Bruna Damasceno/Focus.jor.br

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee