Pages

segunda-feira, 11 de junho de 2018

DIREÇÃO NACIONAL DO PT ENQUADRA DIRETÓRIO DO CEARÁ E DE OUTROS ESTADOS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, junho 11, 2018   Sem Comentários

Uma resolução da direção nacional do Partido dos Trabalhadores, tomada no último sábado, segundo destaca em sua edição de hoje o jornal Estado de S. Paulo,
enquadra os diretórios estaduais da agremiação no sentido de impedir alianças com partidos que não estejam apoiando uma pretensa candidatura de Lula à Presidência da República, como no caso do Ceará.

Um dos trechos da resolução, segundo o jornal paulista, diz que o PT “deve construir palanques estaduais com partidos de centro-esquerda, preferencialmente com PSB e PCdoB e outros partidos que apoiem Lula”. No Ceará, até agora, o principal aliado do PT é o PDT, cujo candidato à Presidência da República é Ciro Gomes.

Se a direção nacional petista fechar realmente questão com tais alianças, o governador Camilo Santana vai ter dificuldades para manter a realidade atual.

A Executiva Nacional do PT aprovou no sábado resolução que aponta para uma tentativa de isolar o pré-candidato à Presidência do PDT, Ciro Gomes, e garantir o apoio de PSB e PCdoB a uma eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato. O documento afirma que “uma aliança garantiria o posto de vice na chapa petista para um nome indicado”.

A resolução do PT é uma reação à aproximação das duas legendas ao pedetista. A força de atração de Ciro tem um desempenho considerado bom nas últimas pesquisas e, principalmente, na convicção, compartilhada por muitos dirigentes do PSB e do PCdoB, de que Lula não conseguirá oficializar sua candidatura.

Os três principais pontos do documento tratam justamente da aliança entre PT e os dois partidos. O texto coloca como objetivo “construir uma coligação nacional para apoiar a candidatura de Lula com PSB, PCdoB e outros partidos que venham a assumir este apoio” e destaca que “essa construção passa pela indicação do candidato a vicepresidente em entendimento com os partidos aliados”. 


A Executiva do PT também declarou que a sigla “deve construir palanques estaduais com partidos de centro-esquerda, preferencialmente com PSB, PCdoB e outros partidos que apoiem Lula”.

Na terça-feira passada, o PT fez um movimento parecido – visando ao isolamento da candidatura Ciro. Na ocasião, a Executiva Nacional petista decidiu prorrogar a definição das candidaturas estaduais e nacional do partido. O objetivo foi ganhar tempo para negociar uma aliança nacional com possíveis aliados, especialmente PSB e PCdoB, e evitar que estas siglas reforcem a précandidatura do PDT.

PT e PSB negociam apoios mútuos em 11 Estados – PE, MG, BA, CE, AP, AM, PB, AC, PI, ES e RO. As chaves para o entendimento são Pernambuco, onde o PSB quer apoio para a reeleição do governador Paulo Câmara, e Minas – o PT quer o PSB junto com Fernando Pimentel.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee