Pages

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

CEARÁ;GOVERNO DEVE MANDAR TIRAR CELAS DE DELEGACIAS DO ESTADO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, fevereiro 01, 2018   Sem Comentários


Durante uma reunião convocada pela Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará (OAB-CE), a secretária estadual de Justiça e Cidadania, Socorro França, se comprometeu a acabar com as celas de todas as delegacias do Estado "em até seis meses".

O encontro extraordinário foi marcado após o maior massacre da história cearense, ocorrido no bairro de Cajazeiras, no último sábado (27). Quatorze pessoas morreram.
Pouco mais de 48h depois da chacina, outras dez pessoas perderam a vida em uma briga entre presos de facções rivais dentro de uma delegacia da Região Metropolitana de Fortaleza.

O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, ressaltou a urgência da medida e disse que "caso isso não seja feito, a Ordem vai entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade".

Marcelo Mota ainda denunciou as que, de acordo com ele, são más condições em que se encontram as unidades prisionais: "quando fazemos inspeções em presídios, observamos falhas grotescas de estrutura, crescimento constante das facções criminosas, que afetam diretamente o dia a dia do cidadão fortalezense. Não podemos conviver com isso, a Ordem requer medidas urgentes", disse o presidente da entidade.

Durante a reunião, foram discutidos os ataques aos prédios públicos. Somente rm 2018, cinco fóruns já foram atacados por facções criminosas. As situações em que os delitos aconteceram são semelhantes: homens invadem os prédios em busca de armas apreendidas, picham siglas de facções e fogem em seguida.

Para Laércio Noronha, presidente do Fórum de Propostas de Combate a Violência da OAB-CE, as diversas propostas discutidas anteriormente e enviadas pelo conjunto "não obtiveram nenhuma resposta do governador, nem mesmo do Secretário de Segurança Pública".

"Sugerimos uma estrutura prisional diferenciada que evitaria qualquer bloqueio de celular, ou perfuração do solo do solo, por exemplo. Com essas medidas, as rebeliões e fugas poderiam ser evitadas, e o preso não estaria lá dentro com celular, com droga e sem poder fugir", disse Noronha.
Tivemos mais de cinco mil mortes só em 2017 e não podemos mais permitir o que está acontecendoMárcio Victor, Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE)

O advogado Márcio Victor, presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, alertou para a precariedade na estrutura da Segurança. "Tivemos mais de cinco mil mortes só em 2017 e não podemos mais permitir o que está acontecendo. A Ordem está propondo medidas ao governo e a União Federal, principalmente no que se relaciona a inteligência e tecnologia nos presídios, para dar suporte as investigação pela policia civil com o amparo da militar", afirmou.

Homens da Polícia Federal serão enviados

Em reunião com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o presidente da República, Michel Temer (PMDB), autorizou o uso de uma Força-Tarefa da Polícia Federal (PF) para combater o crime organizado no estado.

A PF confirmou que os agentes de segurança devem começar a chegar no início da próxima semana. Os policiais atuarão em parceria com a Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal.
R7

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee