Pages

domingo, 3 de dezembro de 2017

RESFRIAMENTO DO OCEANO PACÍFICO AINDA NÃO E GARANTIA DE BOA QUADRA INVERNOSA NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  domingo, dezembro 03, 2017   Sem Comentários

Apesar de o sábado (2) amanhecer nublado e com uma temperatura agradável em praticamente todo o Estado, com temperatura média de 29°C, o quadro meteorológico ainda
não assegura boas chuvas na próxima estação chuvosa no Ceará. 

Conforme a meteorologista Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o efeito climatológico atual não interfere no principal fator das precipitações na região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A especialista explicou como esses fenômenos funcionam aos membros do Comitê Gestor da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú (CSBHB), na última reunião deste ano, realizada em Quixeramobim. Meiry Sakamoto apresentou as tendências meteorológicas para a quadra chuvosa do próximo ano. 

Ela confirmou indícios do surgimento do La Niña, todavia, o fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, é apenas um dos indicadores positivos das chuvas.

Apesar do entusiasmo dos representantes do Comitê com boas chuvas para o próximo período chuvos, expectativa gerada por outros institutos meteorológicos, anunciando o resfriamento do Oceano Pacífico, ressaltou a meteorologista ainda ser cedo para começar a comemorarem. É preciso aguardar mais um pouco e torcer para a ZCIT descer um pouco mais para o hemisfério sul. É através desse fenômeno que as chuvas chegam a todo o território cearense, acrescentou a meteorologista.


Cadastramento de barragens

A expectativa meteorológica otimista foi gerada por um dos principais tópicos da última reunião ordinária, o cadastramento das barragens, oficiais e particulares em todo o Estado. Conforme técnicas da Célula de Segurança de Barragens da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Ceará o mapeamento, com diagnóstico técnico viabilizará os reparos onde houver risco de rompimento. Somente cheias as barragens podem “arrombar”.
Previsão meteorológica

Segundo a Funceme, neste sábado (2) o céu permanecerá parcialmente nublado pela manhã. No decorrer do dia haverá redução de nuvens em todas as regiões do Ceará. 


Amanhã, domingo (3), o quadro deverá ser praticamente o mesmo e na segunda-feira (4), deverão surgir poucas nuvens em todas as regiões no decorrer do dia. 

Através dos radares de monitoramento observa-se a presença de áreas de instabilidade que se formaram em virtude da proximidade de um Sistema Frontal.Diário Sertão Central

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee