Pages

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CEARÁ;EUNÍCIO DOMINA CARGOS E SE FORTALECE PARA DISPUTA EM 2018

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, dezembro 29, 2017   Sem Comentários


Após o impeachment de Dilma e a eleição para presidência do Senado, Eunício consolidou controle sobre cargos federais no Ceará.

Com indicados em todas as principais posições da União no Estado, o senador termina o ano em alta junto ao governo Michel Temer e se fortalece na busca por aliados para 2018, quando deve tentar dura reeleição.

Confirmada indicação de Romildo Rolim para o Banco do Nordeste, o senador Eunício Oliveira (PMDB) consolidou nesta semana domínio sobre cargos do governo federal no Ceará. Com indicados seus em todas as principais posições da União no Estado, o senador termina o ano em alta junto ao governo Michel Temer e se fortalece na busca por aliados para 2018.

Além do BNB, com recursos bilionários, Eunício também tem indicações no Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs), da Companhia Docas do Ceará (CDC), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Situação é bem diferente da que predominou durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Na época, os cargos eram da zona de influência do PT e dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), e eram distribuídos entre diversos partidos da base aliada.

Consolidada com a troca no comando BNB, situação já vinha mudando desde o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Em outubro de 2016, dias após Eunício articular votação de relatório que transformou a ex-presidente em ré no Senado por crime de responsabilidade, o governo federal exonerou aliados de%u018D Cid e Ciro do Dnocs e de diretorias do BNB.

Alguns dos nomes indicados por Eunício acompanham o senador desde a época em que ele era aliado dos Ferreira Gomes no Ceará. Atual diretor da Docas do Ceará, César Pinheiro, por exemplo, foi secretário dos Recursos Hídricos do governo Cid Gomes.

Outros indicados de Eunício, como Ricardo Silveira (Funasa) e Herbert Lobo (Ibama), não escondem pretensões eleitorais, com o primeiro já tendo disputado a Prefeitura de Quixadá e o segundo uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza, ambos pelo PMDB, em 2016.

Cargos em dúvidaCom recente aproximação entre Eunício e Camilo Santana (PT), segue incerto futuro sobre alguns dos cargos federais no Ceará. Atualmente, SD e PR, dois partidos da oposição no Ceará, dominam indicações, respectivamente, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Ceará (Dnit) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Pesa a favor das siglas, no entanto, o fato de ambas seguirem na base de apoio de Michel Temer no plano federal. Mesmo aliado de Temer, no entanto, o PP perdeu cargos no Ceará por conta da aliança com Camilo em 2016, antes da reaproximação entre o petista e o senador.

Números
R$ 22,2 bilhões foi o valor contratado em operações do BNB em 2016

Diretorias dos principais órgãos federais no Ceará têm indicações de Eunício

Cargos no CE

BNB: Passou a ser dirigido nesta semana por Romildo Rolim. O antecessor no cargo, Marcos Holanda, teria deixado o cargo após se afastar de Eunício Oliveira e vetar indicações do Planalto para diretorias do Banco.

Docas do Ceará: Com orçamento de quase R$ 20 milhões, a companhia é gerida por César Pinheiro, que foi secretário dos Recursos Hídricos do Ceará durante o governo Cid Gomes por indicação de Eunício.

Dnocs: Dirigido hoje por Angelo Guerra, sofreu mudanças na diretoria dias após Eunício articular aprovação de relatório contra Dilma no Senado, em 2016.

Funasa: O senador chegou a articular indicação do ex-prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio, para o cargo, que acabou cancelada por conta do perfil polêmico do gestor. Acabou assumindo Ricardo Silveira, que disputou a Prefeitura de Quixadá com apoio de Eunício em 2016.

Ibama: Comandado hoje por Herbert Lobo, que disputou vaga na Câmara de Fortaleza pelo PMDB.CARLOS MAZZA/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee