Pages

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

24,61% DO CEARÁ SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE SECA EXCEPCIONAL

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 22, 2017   Sem Comentários


Dados divulgados pela Agência Nacional de Águas, no Monitor das Secas do Nordeste, elaborado com informações da Fundação Cearense de Meteorologia

e Recursos Hídricos (Funceme) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apontam que no mês de outubro subiu para 24,61% a área do Estado que se encontra em situação de seca excepcional. Em setembro o Estado tinha 10,75% de sua área com seca excepcional, em agosto era 5,28% e em julho 0,01%.

Segundo o supervisor da unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, entre as causas do avanço está a tradicional baixa incidência de chuvas neste período do ano. Em outubro, a média histórica é de apenas 3,9 milímetros.

As regiões mais afetadas pela seca excepcional são o Cariri, Sertão Central e dos Inhamuns. O supervisor da Funceme comenta que a expansão se deu desde o sudoeste do Estado mais para norte, se ampliando em direção ao centro estadual e, também, em direção ao sudeste. Nestas áreas estão cidades como Campos Sales, Assaré, Farias Brito, Crato, Milagres, Várzea Alegre, Missão Velha, Juazeiro do Norte e Iguatu.

Para Raul Fritz, entretanto, caso as chuvas da Pré-Estação cearense ocorrerem em torno da normal climatológica de dezembro, espera-se uma redução para uma situação menos crítica no sul do estado, principalmente no Cariri cearense. Ele ressalta ainda, que essas chuvas são previstas apenas em curto prazo (alguns dias antes) e não a longo prazo (um mês ou mais meses antes).

De acordo com o Monitor de Secas, outubro é um mês climatologicamente seco, e este ano, as precipitações registradas foram inferiores a 25 mm em praticamente todo estado, sendo que em algumas localidades não houve registro de precipitações. Na parte norte do estado, houve uma expansão da área de seca moderada para norte e da área de seca excepcional para sudeste do estado. Os impactos da seca são de curto prazo na parte norte, e de curto e longo prazo na parte centro-sul.
247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee