Pages

sábado, 16 de setembro de 2017

PROJETO DE LEI VISA REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE 'BLOGUEIRO'

Por ipuemfoco   Postado  sábado, setembro 16, 2017   Sem Comentários


Segundo o autor da matéria, deputado Lindomar Garçon (PRB-RO), a medida visa, sobretudo, responsabilizar legalmente os profissionais da categoria pela "veiculação de informações abusivas".

Um Projeto de Lei apresentando na última quarta-feira (13) pelo deputado federal Lindomar Garçon (PRB-RO) visa regulamentar a profissão de 'blogueiro', garantindo aos influenciadores digitais todos os direitos e deveres das demais profissões reconhecidas no País. Segundo o parlamentar, a medida visa, sobretudo, responsabilizar legalmenteos profissionais da categoria pela "veiculação de informações abusivas".

"(O Projeto de Lei) reforçará o interesse nacional em garantir qualitativamente e quantitativamente o conteúdo publicado na internet, jamais significando cerceamento da liberdade de expressão, mas prevenção quanto aos seus abusos", argumenta o parlamentar noPL 8568/2017, que trata sobre o assunto. Ainda segundo ele, a medida também vai aumentar as garantias de que a sociedade consumidora dos serviços prestados pelos blogueiros possa recebê-los com "o mínimo de qualidade aceitável".

Leia o Projeto de Lei na íntegra clicando aqui

Após ser apresentado em Plenário, o Projeto de Lei aguarda o despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para seguir para apreciação nas comissões. No texto, é dito que 'blogueiro' é todo profissional que faz uso de plataforma tecnológica, da blogosfera, com endereço fixo na rede mundial de computadores, para a publicação de material jornalístico e compartilhamento de informações.

Ainda no PL 8568/2017, é dito que, para exercer a profissão, basta ter diploma do Ensino Médioou equivalente, não sendo necessário ter formação jornalística ou de comunicador. "O blogueiro que comprovar o exercício da sua atividade laboral, terá direito a requerer o registro profissional de sua categoria", diz a matéria.

Projeto semelhante
No ano passado, um projeto semelhante (4289/2016) foi apresentado pelo deputado JHC (PSB-AL), que pedia o reconhecimento das profissões de blogueiro e vlogueiro em todo o território nacional. A matéria está atualmente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), já tendo recebido parecer favorável do relator, deputado Felipe Bornier (PROS-RJ).

Em seu argumento, o deputado JHC afirmou que “há resistência de alguns núcleos familiares em aceitar o engajamento nesse tipo de atividade, que, em muitos casos, não é vista como uma profissão de verdade”.
SERTNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee