Pages

terça-feira, 19 de setembro de 2017

FORTALEZA ,ACARAÚ E MARACANAÚ SERÃO OS PRIMEIROS MUNICÍPIOS AUDITADOS PELO TCE-CE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, setembro 19, 2017   Sem Comentários


Auditorias envolverão análise de orçamento, contabilidade, finanças e patrimônio.


Fortaleza, Acaraú e Maracanaú serão os primeiros a receber a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), partir desta segunda-feira (25). De acordo com o Tribunal, a seleção dos municípios a serem fiscalizados é feita por meio de relatório de análise preliminar, com critérios pré-definidos a partir do gerenciamento de riscos, que identifica, de modo objetivo e impessoal, as áreas mais vulneráveis a irregularidades.

Parte das fiscalizações ordinárias será feita mediante sorteio aleatório, sistemática já adotada por outros tribunais de contas. A divulgação dos nomes e datas será feita gradativamente, nas próximas reuniões do pleno, à medida que forem se aproximando as viagens.

As auditorias envolverão análise de orçamento, contabilidade, finanças e patrimônio. São verificados, por exemplo, comprovação da prestação de serviços, execução de obras públicas, despesas com pessoal e procedimentos de licitação. Em se constatando irregularidades, a ação pode gerar a abertura de processos ou mesmo subsidiar a análise de prestações de contas municipais, com a coleta de documentos e informações.

Edilberto Pontes, presidente do TCE, afirma que o interesse maior da instituição é fazer um trabalho preventivo. “Aplicar penalidades às gestões é algo do qual não podemos fugir quando detectamos ilegalidades, mas isso, por si só, não resolve o serviço público mal prestado, o desequilíbrio contábil cometido”. Para ele, “evitar que problemas dessa natureza ocorram é uma estratégia que pode resultar em um trabalho de maior eficiência e benefícios para a sociedade”.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee