Pages

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

TASSO DIZ QUE INTERINIDADE 'PERDEU SENTIDO', E AÉCIO DEVE REASSUMIR PSDB

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, agosto 03, 2017   Sem Comentários


À frente do PSDB desde maio, o senador Tasso Jereissati (CE) disse que a interinidade "perdeu o sentido", e o senador Aécio Neves (MG) deve retomar a presidência da sigla.
Nesta quinta-feira (3), os dois se encontrarão para bater o martelo. Reassumindo, Aécio pode renovar a licença e escolher outro vice-presidente tucano, ou ficar no cargo. Desde que retomou o mandato no Senado, em julho, o mineiro voltou a comandar articulações políticas e mostrou a intenção de reassumir o posto.

"Como Aécio voltou com a plenitude de seus direitos políticos, com a possibilidade de exercer a função em todas as áreas, o que tenho argumentado para ele é que a interinidade perdeu o sentido", afirmou Tasso. Não obstante, ele pediu "uma convenção ou congresso para o partido rediscutir sua história e os seus ideais".

O cearense assumiu o partido depois de Aécio se licenciar com a revelação de conversa em que pede R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, da JBS. Com apoio do líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Ricardo Tripoli (SP), e parte dos deputados tucanos, Tasso Jereissatui defendia que o partido realizasse uma convenção para eleger nova Executiva, mas o movimento refluiu. Cotado para presidir o PSDB, o governador de Goiás, Marconi Perillo, disse que uma renúncia imediata de Aécio da presidência da sigla seria um "golpe".

Ele quer que o partido mantenha o cronograma previsto, segundo o qual o mandato da atual Executiva se estende até maio de 2018. "Sou a favor de que o calendário seja cumprido", disse o governador goiano. O líder tucano no Senado, Paulo Bauer (SC), foi na mesma linha. "Aécio é o presidente de direito e de fato. 

As denúncias e acusações das quais é vítima não interrompem a possibilidade de ele presidir o partido", afirmou. No início de julho, o prefeito de São Paulo, João Doria, defendeu a renúncia imediata do senador mineiro da presidência do PSDB. "Não tem esse negócio de que partido pressiona, deputados dizem, a irmãzinha da igreja imaculada da conceição está achando, nada disso.

A única pessoa que tem o direito de opinar da licença ou não é o próprio Aécio", disse Bauer. O líder tucano no Senado observou que caberá a Aécio e ao comando do partido eventualmente decidir encurtar o mandato, a fim de "organizar" a sigla para a eleição presidencial de 2018. 

Se estiver no comando do PSDB, Perillo fortalecerá Geraldo Alckmin, governador de São Paulo que trabalha para ser o candidato do PSDB à Presidência: ambos defendem prévias para a definição do presidenciável tucano. Com Aécio à frente do PSDB, a ala tucana a favor da permanência do PSDB no governo Temer sai fortalecida. Tasso defende o desembarque, mas minimiza o efeito de sua saída.

"A divisão já existe, independentemente de quem está na presidência. Temer conseguiu o número de votos necessários para barrar a denúncia em votação na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (2). Para Tasso, com a permanecendo do peemedebista na Presidência, "vamos sobreviver de crise em crise", afirmou Tasso. "A boa noticia é que aparentemente a economia se descola dessas crises, o governo Temer está precificado. 

Não vai acontecer nada de mau ou de bom." O governador paulista, Geraldo Alckmin, pressionou, nesta quarta-feira (2), o partido a desembarcar do governo de Michel Temer. "Nós defendemos completar as reformas. Daqui 45 dias, 50 dias, se não fizer a reforma política, não vai fazer mais.

A da Previdência, se não votar logo, vai ficar difícil", afirmou o tucano, em Campinas (SP). "Então, encerrado esse período, se depender de mim, nós não teremos cargos no governo." O PSDB ocupa quatro ministérios. Alckmin também se disse favorável a uma alteração na legislação de modo que denúncias contra o presidente da República não precisem ser autorizadas pela Câmara dos Deputados nem impliquem afastamento do cargo. "Se o procurador-geral entende que há uma denúncia, encaminha ao Judiciário, que aceita ou não.

Como acontece com prefeito ou governador, ninguém precisa pedir autorização", argumentou. Sobre o afastamento de seis meses do presidente em caso de aceitação de denúncia, o governador paulista disse: "Imagine que você afastou e depois chega à conclusão que a denúncia é inepta. Como você repara isso?", questionou. "Isso é do tempo que se dizia que o presidente podia interferir no Judiciário. Hoje não existem mais essas coisas", disse Alckmin.
FOLHA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee