Pages

terça-feira, 1 de agosto de 2017

FACÇÕES AVANÇAM NO INTERIOR E GOVERNO TENTA CONTER EXPANSÃO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, agosto 01, 2017   Sem Comentários


Na tentativa de frear o fortalecimento das organizações criminosas pelo Estado, Secretaria da Justiça negocia para
substituir as atuais 132 cadeias públicas por 14 presídios regionalizados. Polícia Militar investe em operações ostensivas e inteligência. 

Polícia Civil está em fase de mapeamento das facções existentesApontadas como responsáveis pelo crescimento da criminalidade visto principalmente em Fortaleza, facções criminosas avançam também em grandes municípios do Interior. Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a pasta da Justiça e Cidadania (Sejus) se movimentam para tentar frear a expansão.

Tiroteio ocorrido no último domingo em Aracati, a 152 quilômetros de Fortaleza, ocorreu em meio a operação de combate a homicídios cometidos pelo crime organizado, segundo informou o subcomandante da 2ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar, Maxwel Cândido. Na ação, cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas.

Segundo Cândido, há cerca de um mês e meio a Polícia passou a registrar ocorrências de maior gravidade em três bairros cuja situação se tornou mais crítica, o que deixou os moradores aterrorizados. As investigações, ele explica, apontaram para disputa de facções na região.

No Crato, a 504 quilômetros de Fortaleza, facções criminosas teriam assumido o controle do comércio de drogas. Apenas quem é vinculado a alguma organização teria permissão dos líderes do crime para vender entorpecentes, segundo disse o delegado Luiz Eduardo da Costa, em entrevista veiculada pelo site Cariri Ceará, na semana passada. Em muros da cidade caririense, há várias pichações com referências a esses grupos.

Em Sobral, a 234 quilômetros da Capital, as organizações já se fazem sentir há algum tempo. Em junho de 2016, mais de 70 pessoas foram presas durante marcha que comemorava “acordo de paz” entre as organizações. 

Ações 

O presidente do Conselho Penitenciário, Cláudio Justa, explica que as organizações passaram a tentar se legitimar e ganhar visibilidade após a quebra do acordo de paz. 

“Quando estava com o pacto de paz, eles não se autonomeavam muito. Quando houve a declaração de guerra, começaram a se enfrentar e houve a exigência de autodeclaração. Ficou visível a situação das facções nas cadeias públicas do Interior”, descreve.

Para Justa, a precariedade da estrutura penitenciária no Interior contribui para os grupos se estabelecerem. “Nas cadeias públicas é maior a facilidade de comunicação com as ruas”. Ele acredita que a alternativa seria criar unidades regionalizadas. Regionalização

O Ceará possui 132 cadeias públicas, que podem dar lugar a 14 unidades regionais, conforme explica o coordenador especial do Sistema Penitenciário da Sejus, Edmar Santos. 

As 14 unidades ficariam assim distribuídas: Cariri, Centro-Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Norte, Litoral Oeste e Vale do Curu, Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Canindé, Sobral, Crateús, Sertão dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe. 

“A gente acredita que a facção se expande quando o estado se ausenta. Quando propomos essa ideia acreditamos que as organizações não tenham caminho para se expandir. Esse controle de expansão é circunstância de segurança pública e reflete no sistema prisional”, ressalta Edmar Santos. 

Operação em Aracati

Morreram no último domingo, em confronto com a Polícia, William Borges da Silva, 19 anos, João Pedro Matias Pereira, 18, e Antônio Denilson da Silva Teles, 17 — os três sem antecedentes criminais — além de Leandro de Paula Pereira, sem data de nascimento informada, que possuía mandado em aberto em Aracati, e Luciano dos Santos, de 24 anos, sobre o qual não há informação acerca de antecedentes. 

Foram presos Cassiano da Silva Sousa, 23, que responde por tráfico de drogas e receptação, e Francisco Alex de Castro Lima, 24, conhecido como Xilitinho, que responde por duas tentativas de homicídio, tráfico e organização criminosa. Tiroteio 

Segundo o subcomandante da área, Maxwel Cândido, houve três momentos de tiroteio no domingo entre o grupo e a Polícia Militar. JÉSSIKA SISNANDO/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee