Pages

sexta-feira, 7 de julho de 2017

PROIBIDO PROIBIR; O SORRISO QUE FEZ A CNH FICAR FAMOSA NA INTERNET

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 07, 2017   Sem Comentários


Fotos e mais fotos vergonhosas em documentos oficiais. Quem nunca? Um mineiro, de Sete Lagoas, quis mudar isso – e acabou conquistando a internet nesta semana.

Filipe de Oliveira Borges, de 33 anos, foi ao Detran para fazer sua nova CNH(Carteira Nacional de Habilitação) e, ao tirar a foto para o documento, ouviu de uma funcionária que não poderia sorrir.

Muitos não questionariam e simplesmente fariam a cara “emburrada” mais tradicional das imagens 3 x 4. Não foi o caso de Filipe – que, ao contrário disso, questionou a funcionária sobre os motivos da proibição.

A resposta veio de uma segunda funcionária, que lhe informou: 

“Ora senhor, são normas. Está no estatuto”. Ao ter acesso negado ao tal documento, o mineiro pergunta mais uma vez qual é a real explicação para ter que tirar a foto sem sorrir. Após ouvir que deveria ser “para facilitar o reconhecimento do rosto pela Polícia Federal”, Filipe retruca: 

“Cá entre nós. O Facebook identifica meu rosto até quando estou fazendo careta. A senhora não está subestimando a Polícia Federal não?”.

Foi o suficiente para passar a pulga que estava atrás da orelha de Filipe para todos os presentes no Detran de Sete Lagoas. “É mesmo, né! Então por que será que não pode?”, falou a funcionária.

E, na busca de um esclarecimento, o próprio Filipe – que é fotógrafo – teve um lampejo. 

“Eu sei. Antigamente, lá na época da invenção da fotografia, como não existia tecnologia suficiente as pessoas tinham que ficar muito tempo paradas enquanto a foto estava sendo feita. Às vezes horas, dependendo da iluminação. Por isto, se as pessoas sorrissem seria mais fácil de borrar a foto e eles teriam que refazer todo o processo. Então as pessoas tinham que ficar sérias”, disse.

Ao #VirouViral, o mineiro explica o propósito de sua insistência. 

“Eu queria entender o real motivo de o órgão negar esse tipo de foto e, na hora, não tive uma explicação que fosse suficiente. O que fiz foi questionar determinadas imposições que são feitas e a gente nem percebe. Eu encontrei na história da fotografia uma possibilidade: a de que isso era um hábito lá atrás e que hoje ninguém questionava”, afirma.

Tanta indagação, no fim, deu certo. Após Filipe quase desistir do sorriso, a funcionária lhe informou que, ao consultar o órgão que regulamenta as carteiras de habilitação, descobriu que o fotografado poderia posar como quisesse para a imagem.

O relato de Filipe já tem mais de 71 mil reações no Facebook e quase 18 mil compartilhamentos. “Não imaginava essa repercussão toda. Foi completamente surpreendente”, afirma o autor do texto.

Nos comentários, muitos usuários afirmam que não tinham conhecimento de que poderiam, sim, sair bem na foto da CNH. 

“Parece que estou trazendo uma informação nova. Acho que meu post serviu como algo informativo. Agora, todos sabem que podem se sentir bem com a imagem do documento”, afirma.

A autorização para o sorriso pode variar de Estado para Estado, mas o Detran do Rio de Janeiro se posicionou nas redes sociais dizendo que, por lá, a prática é mais que bem vinda.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee