Pages

sexta-feira, 21 de julho de 2017

ENTRE A CRUZ E A ESPADA;PSB DO NORDESTE SE DIVIDEM ENTRE DEFENDER O PARTIDO E O GOVERNO TEMER

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 21, 2017   Sem Comentários


Entre a cruz e a espada – ou melhor, entre seguir a posição da Executiva Nacional do partido e defender o Palácio do Planalto.


É assim que se encontram, neste momento da vida política brasileira, e a poucos dias da votação da denúncia de corrupção passiva contra o presidente da República Michel Temer, que pode afastá-lo do poder, os 36 deputados que integram a bancada do PSB na Câmara Federal.

A bancada é a sexta maior daquela casa legislativa do Congresso Nacional e tem adotado postura dúbia e conflitosa nas grandes votações realizadas nos últimos meses, com a da Reforma Política, em abril.

Naquela votação, 14 deputados socialistas, quase a metade da bancada, votaram a favor da reforma (ou seja, a favor do governo), indo assim de encontro à posição determinada pela Executiva Nacional do PSB, que tinha fechado questão contrária às reformas de Temer – tanto a Trabalhista, como a da Previdência Social.

Os socialistas “rebeldes” foram (estão) ameaçados de perder seus cargos administrativos do partido, em seus, respectivos estados. Dentre eles estão Danilo Forte (CE), a própria líder da bancada Tereza Cristina (MS), Maria Helena (RR) e Fábio Garcia (MT). O Caso ainda está em análise no Conselho de Ética do partido.

Nordeste dividido

Seguir a orientação do partido ou defender o Planalto é o dilema, também, dos 18 deputados federais da região Nordeste que compõem a bancada do PSB.

Dentre os que defendem piamente o governo estão 

Heráclito Forte (PI) – que já recebeu Michel Temer em encontro reservado, em sua residência oficial, em Brasília; 

Danilo Forte (CE), que já foi do PMDB e é sempre visto em solenidades no Palácio; o ministro de Minas e Energia, 

Fernando Coelho Filho (PE), que está licenciado da atuação parlamentar; o ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (MA)o ex-governador do Maranhão
Átila Lira (PI), coordenador da bancada piauiense, dentre outros. 

Seguidores fiéis de Miguel Arraes, da linha adotada pelo presidente nacional do PSDB, Carlos Siqueira, que é de Pernambuco, estão os pernambucanos Gonzaga Patriota, Creuza Pereira, Danilo Cabral, João Fernando Coutinho, Severino Ninho, Marinaldo Rosendo, além de Luana Costa (MA).

Votos decisivos

O alagoano João Henrique Caldas (JHC) também não tem mostrado simpatia ao governo Temer, da mesma forma que o deputado Odorico Monteiro (CE), que veio da base do Partido dos Trabalhadores.

Serão também decisivos os votos dos socialistas nordestinos Bebeto (BA), Rodrigo Martins (PI) – presidente da Comissão De Defesa do Consumidor, Danilo Cabral (PE), Rafael Motta (RN), Tadeu Alencar (PE) e Valadares Filho (SE) – filho do senador Antonio Carlos Valadares (SE), que tem feito defesa de matérias de interesse do governo.

Punição?

O presidente Carlos Siqueira avisou esta semana que o PSB não deve adotar qualquer punição ao parlamentar que votar a favor de Temer, contra o posicionamento do partido.

"A melhor punição que é o julgamento de seus próprios eleitores. Eles (deputados) tem que ser responsáveis pelos seus atos. Como diz o ditado, as consequências vêm sempre depois", disse.

Cooptação

Nos últimos dias, veículos da imprensa nacional noticiaram articulações feitas presidente Michel Temer para cooptar deputados dissidentes do PSB para ao seu partido, o PMDB, com vistas a garantir a rejeição do prosseguimento da denúncia contra a sua pessoa no Plenário da Câmara.

As articulações foram duramente criticadas por Siqueira. "O País está afogado em uma crise monumental que nós todos sabemos, de desemprego, recessão e de natureza ética sem precedente. E o presidente da República deveria estar envolvido na solução desses problemas em vez de se dedicar à solução de problemas partidários visando salvar a sua própria pele", declarou.

PDMB ou DEM ?


Esta semana Temer esteve na casa da líder do PSB, Tereza Cristina (MS), para um café da manhã com outros quatro deputados do partido. 

Em nota, ela disse que se tratou de uma visita de cortesia “na qual se abordou a pauta do País no semestre que se inicia" e descartou ter tratado de filiações. 

"Quanto às especulações sobre filiação de deputados socialistas a esta ou àquela legenda, enfatizamos acreditar, antes de mais nada, na retomada do diálogo com a Direção Executiva do PSB".
Nos bastidores é recorrente a informação de que Temer articula para atrair os socialistas dissidentes para o PMDB, e impedi-los que reforcem a bancada do DEM – partido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Maia será o sucesso de Temer, caso da Câmara aprove o prosseguimento da denúncia contra o presidente da República por corrupção passiva e autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a abrir processo contra o peemedebista, afastando-o do poder.

DEPUTADOS NORDESTINOS NA BANCADA DO PSB

ÁTILA LIRA (PI)

· BEBETO (BA)

· CREUZA PEREIRA (PE)

· DANILO CABRAL (PE)

· DANILO FORTE (CE)

· GONZAGA PATRIOTA (PE)

· HERÁCLITO FORTES (PI)

· JHC (AL)

· JOÃO FERNANDO COUTINHO (PE)

· JOSÉ REINALDO (MA)

· LUANA COSTA (MA)

· MARINALDO ROSENDO (PE)

· ODORICO MONTEIRO (CE)

· RAFAEL MOTTA (RN)

· RODRIGO MARTINS (PI)

· SEVERINO NINHO (PE)

· TADEU ALENCAR (PE)

· VALADARES FILHO (SE)


DEPUTADOS NORDESTINOS QUEM NÃO ESTÃO EM, EXERCÍCIO
FELIPE CARRERAS (PE) - Licenciado

FERNANDO COELHO FILHO (PE) – Licenciado

ILDON MARQUES (MA) - Suplência


(Por Gil Maranhão – Agência Política Real. Edição: Genésio 
Jr.)




Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee