Pages

quarta-feira, 7 de junho de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL,IMAGENS;ESPOSA DE CAMILO SANTANA DENUNCIADA POR CRIME ELEITORAL

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, junho 07, 2017   Sem Comentários


O Ministério Público Eleitoral denunciou a mulher do governador do Ceará Camilo Santana, primeira-dama Onelia Santana, sua assessora Ana Kitéria Pinheiro e mais oito
pessoas por associação criminosa para a prática de corrupção eleitoral ativa nas eleições municipais de 2016, nos arts. 288 do CP; 312 do CP e no art. 299 do CE, por quatro vezes, na forma dos arts. 69, 71 e 29 do Código Penal.

O texto da denúncia, assinado pelo promotor eleitoral da 31ª zona Francisco das Chagas da Silva, foi encaminhado no dia 11 de abril de 2017, mas só agora começou a circular no Ceará.

O promotor eleitoral deu sequência ao flagrante da Polícia Federal que terminou no indiciamento de Onélia Santana, pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e ameaças a eleitores durante a eleição municipal de 2016 na cidade de Barbalho, região sul do estado.

A investigação começou com a prisão em flagrante de Ana Kitéria, também indiciada, assessora da primeira-dama. Em 30 de setembro de 2016, dois dias antes da eleição, Kitéria foi pega com R$ 50 mil em dinheiro, guardado em envelopes, junto com material de campanha de Fernando Santana, candidato a prefeito na cidade de Barbalha, que acabou derrotado na eleição.

A partir da prisão em flagrante da assessora, a PF passou a investigar o caso e descobriu a atuação da primeira-dama e de outras pessoas ligadas a ela.

De acordo com a PF, o grupo usaria o dinheiro para comprar votos. A investigação apontou ainda que Onélia fazia uma ameaça aos eleitores: caso a cidade de Barbalha não elegesse seu candidato, o governo do estado não enviaria dinheiro para o município. 

Este fato foi desconsiderado pelo promotor eleitoral, que validou apenas as vantagens econômicas prometidas a eleitores de baixa renda, utilizando o poder econômico e político, para desequilibrar o pleito eleitoral.

A PF requeriu à Justiça Eleitoral, em 27 de setembro de 2016, a interceptação telefônica do grupo que continuava fazendo reuniões em outros bairros da cidade e praticando crimes de corrupção eleitoral.

Escutas foram autorizadas pelo juiz eleitoral nos telefones móveis de ONELIA e KITÉRIA que utilizaram o telefone 85-989678912 para a comunicação direta com os partidários da campanha e com os eleitores, com a finalidade de combinar a entrega das vantagens econômicas.

O monitoramento das ligações telefônicas realizadas e recebidas por KITÉRIA, com eleitores e os demais membros do grupo, coordenado por ONELIA SANTANA, demonstraram a corrupção eleitoral, por meio de promessas, distribuição e doação de bolas de futebol, chuteiras, meiões, leite, cestas básicas, material de construção e distribuição de dinheiro em espécie e o delito de peculato.

Segundo a promotoria eleitoral, a materialidade e a autoria estão "suficientemente demonstradas" através de depoimentos e documentos no auto de apreensão.FONTE CEARÁ EM OFF

Confira a denúnca completa clicando  AQUI.

ana-kiteria-1

ana-kiteria-2ana-kiteria-3ana-kiteria-4

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee