Pages

sexta-feira, 12 de maio de 2017

OPERAÇÃO BULLISH ;OPERAÇÃO DA PF INVESTIGA FINANCIAMENTO BILIONÁRIO DO BNDES AO FRIBOI

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 12, 2017   Sem Comentários


A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (12) exatos 37 mandados de condução coercitiva (30 no Rio e 7 em São Paulo) e 20 de mandados de busca e apreensão,

sendo 14 no Rio e 6 em São Paulo, além de medidas de indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas, no âmbito da Operação Bullish, que investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos no governo Lula pelo BNDES, através da subsidiária BNDESPar, ao grupo J&F Friboi, maior empresa do ramo de proteína animal.

Os principais alvos da operação, nesta fase, são o ex-presidente do BNDES dos governos Lula e Dilma, Luciano Coutinho, e o presidente do grupo JBS Friboi. 


Os aportes do BNDES nessa empresa, a partir de junho de 2007, tinham o objetivo a aquisição de empresas também do ramo de frigoríficos no valor total de R$ 8,1 bilhões.

A suspeita é que o BNDES tenha favorecido a J&F em juros camaradas e agilidade nos empréstimos para a compra, por exemplo, do frigorífico Bertin.

A PF informou que as operações de desembolso dos recursos públicos tiveram tramitação recorde após a contratação de uma empresa de consultoria ligada a um parlamentar, também ainda não identificado. 


Além disso, as transações foram executadas sem a exigência de garantias e com a dispensa indevida de prêmio contratualmente previsto, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Os controladores do grupo estão proibidos, ainda em razão da decisão judicial, de promover qualquer alteração societária na empresa investigada e de se ausentar do país sem autorização judicial prévia. 


A PF monitora cinco dos investigados que estão em viagem ao exterior.

O nome da operação, Bullish, é uma alusão à tendência de valorização gerada entre os operadores do mercado financeiro em relação aos papéis da empresa, para a qual os aportes da subsidiária BNDESPar foram imprescindíveis.
DIÁRIODOPODER

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee