Pages

terça-feira, 21 de março de 2017

AÇUDE NO CEARÁ ENCHE E TRANSBORDA,MAS SECA DOIS DIAS DEPOIS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 21, 2017   Sem Comentários


O açude Tijuquinha, em Baturité, a 96 quilômetros de Fortaleza, transbordou no último dia 15 de março, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos
(Cogerh). Neste dia, a barragem atingiu a sua capacidade máxima de 881.000 m³. No entanto, dois dias depois do açude sangrar, ele secou, o que gerou reclamação dos moradores do entorno do açude.


A Cogerh explica que teve de fazer uma operação de desassoreamento para retirar a lama e melhorar a qualidade da água. Com isso, a água desceu para o rio Tijuquinha.

Segundo o morador Halan, a população está estarrecida e sem entender como o açude secou tão rapidamente e de forma misteriosa. “Está todo mundo aqui sem entender. Como um açude mesmo sendo pequeno pode secar tão rápido? Nunca tinha visto algo parecido”, disse.

Halan conta que, quando o açude transbordou, ele registrou o momento da abertura das comportas. “Foi um momento legal, pois o povo da região espera o ano todo para ver o açude sangrar. Momento que não presenciamos todo dia. O povo está revoltado e sem entender o que aconteceu”, afirmou.

Desassoreamento
Em nota, a Cogerh afirmou que devido ao açude Tijuquinha ser localizado na serra, ele tem um assoreamento muito intenso (o que ocupa volume no açude). A prefeitura solicitou à Cogerh o desassoreamento. De acordo com a Cogerh, a única maneira para fazer o desassoreamento de um açude como o Tijuquinha seria liberando pela descarga de fundo que já existe, para tentar melhorar a qualidade de água e retirada de lama o máximo possível.

No caso do Tijuquinha foram dois dias, porque tinha pouca água (o açude tem capacidade de 881.000 m³) e é feita a liberação para o rio Tijuquinha. A água quando sai vai levando a lama.

Ainda segundo a Cogerh, o assoreamento é feito no Tijuquinha porque é certo que ele terá recarga. O órgão reforça que todos os anos ele sangra, independente da estação chuvosa. "O açude tem as características ideais para fazer isto. Tem uma recarga sempre certa e tem que desassorear para melhorar a qualidade e a quantidade de água", diz a nota da Cogerh.

A água do açude, após feito o desassoreamento, desce no Rio Tijuquinha até se encontrar com o rio Aracoiaba e os segmentos vão decantando a medida que vão descendo no fluxo do rio até chegar no açude Aracoiaba.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee