Pages

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

POSIÇÕES DO GOVERNADOR CAUSAM NOVO CONSTRANGIMENTO AO PT

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, fevereiro 13, 2017   Sem Comentários

A declaração do governador Camilo Santana, defendendo a chapa Ciro Gomes/Fernando Haddad em 2018, criou mais uma situação constrangedora para o Partido dos
Trabalhadores, cuja direção nacional defende o nome de Lula para 2018.


A defesa da candidatura Ciro Gomes/Fernando Haddad em 2018, pelo governador petista Camilo Santana, divulgada em entrevista ao jornal O POVO, causou mais uma situação constrangedora para o Partido dos Trabalhadores no Ceará. 

Para muitos petistas é cada vez mais mais claro o afastamento de Camilo do projeto do partido, cuja direção nacional defende o nome de Lula para 2018.

A forte ligação de Camilo Santana com o grupo político de

Cid Gomes sempre foi um problema na relação de Camilo com o PT. Há poucos dias, Fernando Haddad esteve em Fortaleza, participando da Bienal da UNE. Haddad foi recebido pelo governador e pelo prefeito Roberto Cláudio, também ligado aos Ferreira Gomes.


Os problemas de Camilo com o PT ficaram públicos na escolha de seu nome para o Governo do Estado, em 2014, definido às vésperas do prazo final, pelo governador Cid Gomes na sua sucessão. O PT pleiteava uma vaga ao Senado e foi surpreendido com a indicação. 

À época a deputada federal Luizianne Lins não apoiou Camilo alegando exatamente a sua aproximação com os Ferreira Gomes. Em 2016, Camilo não apoiou a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza, a própria Luizianne, optando pela candidatura à reeleição do prefeito Roberto Cláudio, do grupo de Cid Gomes.

Na avaliação de alguns dirigentes Camilo Santana deveria definir logo sobre sua permanência ou não no PT, para que o partido possa se preparar para as próximas eleições, consideradas estratégicas para a sobrevivência da sigla que enfrenta muitos problemas internos e externos, com a campanha de desconstituição que o PT é alvo, principalmente, a partir da Operação Lava Jato que colocou o ex-presidente Lula como o principal alvo.

Ligado no PT ao deputado federal José Guimarães, Camilo tem tido posições que vão de encontro ao que a própria corrente majoritária do partido defende o que acirra as disputas internas com os outros grupos. 


O próprio Guimarães está convencido da importância da candidatura de Lula em 2018 e já teria externado ao governador essa disposição.

O presidente do PT Ceará, Fco. de Assis Diniz, não quis comentar a entrevista e disse que deverá ter uma reunião ainda hoje com o governador, juntamente com os principais movimentos sociais do Ceará, mas que esse assunto não está na pauta. 


Para De Assis, o fundamental na atual conjuntura, é organizar o partido para 2018, com as forças que o partido dispuser. "A situação de Camilo no PT é um assunto que, no momento, não está em discussão".

De Assis está cumprindo uma agenda intensa pelo interior do estado, visitando os diretórios municipais na preparação para o 6º Congresso Nacional do PT , marcado para os 1, 2 e 3 de junho de 2017 e que deverá definir os rumos e as mudanças do partido. 


Até lá, segundo De Assis, não haverá discussão sobre temas menores. "Precisamos discutir é o futuro do PT e isso passa pelas decisões do 6º Congresso e não pelas posições do nosso governador".247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee