Pages

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CEARÁ; 88,7% SE APOSENTAM POR IDADE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, fevereiro 13, 2017   Sem Comentários


Com reforma, tempo mínimo de contribuição passará de 15 para 25 anos, afetando quem se aposenta por idade.


Quase nove em cada dez trabalhadores no Ceará se aposentaram quando atingiram a idade mínima de 65 anos para homens e de 60 anos para mulheres, sem completar os 30 anos de contribuição necessários para requerer o benefício. 

Os dados, relativos a 2014, são da Secretaria da Previdência Social. Com as dificuldades de grande parte da população, principalmente os mais carentes, em conseguir postos de trabalho formais, essa é a única maneira para muitos de conseguir a aposentadoria.

Conforme matéria da Folha de S. Paulo publicada ontem, a ampliação do tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos, proposta pelo projeto de Reforma da Previdência do Governo Federal, afetaria 79% dos aposentados por idade no País. A reportagem mostra que 60% das aposentadorias por idade concedidas de janeiro a dezembro de 2015 foram para trabalhadores que não chegaram aos 20 anos de contribuição, e 79% haviam contribuído menos que os 25 que serão exigidos.

A mudança deve atingir sobretudo as camadas sociais mais pobres, uma vez que estão mais sujeitas ao trabalho informal e, portanto, têm menos tempo de contribuição. Ainda segundo a Folha, o valor médio dos benefícios (R$ 890) é menos da metade do pago, em média, aos que deixam o mercado pelo critério do tempo de contribuição (R$ 1.825) e também é majoritária nos Estados mais pobres do País.

Proporção

De acordo com dados da Secretaria da Previdência Social, em comparação aos demais estados do Nordeste, o Ceará é o quarto com maior proporção de aposentados por idade, ficando atrás do Maranhão (95,7%), Piauí (94,3%) e Paraíba (89%). Em relação ao restante do País, o Ceará fica em 11º lugar, atrás também de Tocantins (96,5%), Rondônia (96,1%), Roraima (95,1%), Acre (92,6%), Mato Grosso (91,1%), Amapá (90,3%) e Pará (90,2%).

A média de aposentados por idade no Brasil é de 66,5%. Entre os que tem menor proporção de aposentadoria por idade estão os estados do Rio de Janeiro (43,8%), São Paulo (44,7%), Santa Catarina (51,5%), Rio Grande do Sul (55,7%) e Distrito Federal (61%).Diário do Nordeste

Dados

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee