Pages

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

FUNCEME;DOIS FENÔMENO METEOROLÓGICOS TRAZEM CHUVA PARA O CEARÁ,SOBRAL PODE TER GRANIZO DE NOVO HOJE

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, janeiro 04, 2017   Sem Comentários


Ocorrência de chuvas no Litoral Norte permaneceu e alcançou também a Região Metropolitana de Fortaleza. Em Sobral, instabilidade que ocasionou granizo continua em atuação
O Litoral Norde do Ceará registrou chuvas de até 49 milímetros na madrugada desta quarta-feira, 4, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões, inclusive em Sobral, onde ocorreu até queda de granizo na última tarde.

As chuvas desta semana são ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca linhas de instabilidade em todos os municípios cearenses. Além disso, o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, indica a colaboração de outro fenômeno.

O chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) atua no Litoral Leste do Nordeste, favorecendo a chuva em regiões mais centrais do Ceará.

Uruoca foi a cidade com o maior volume de chuva entre as 7 horas de terça-feira, 3, e as 7 horas desta quarta, com 49 mm. Em seguida, as maiores chuvas ocorreram em Ubajara (43.6mm), Viçosa do Ceará (40 mm), Granja (31.2 mm), Maracanaú (30.6 mm), Meruoca (27 mm), Moraújo (22 mm), Martinópole (21 mm), e Irauçuba (20,1 mm).

Ao todo, as chuvas chegaram a 36 municípios do Estado (Registro da Funceme às 9h30min - dados são atualizados ao longo do dia) . Locais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Caucaia, Maranguape, Aquiraz e a própria Capital também foram afetados.

A capital cearense registrou 10.4 mm no posto de Messejana e 3 mm no posto da Água Fria. Cruzamentos de avenidas como a Bezerra de Menezes apresentaram pane nos semáforos. Conforme O POVO divulgou, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) foi logo deslocada para fazer os reparos.

Ao longo do dia, a Funceme aponta que Fortaleza deve continuar sob nebulosidade variável.

Chuva atípica em Sobral
A chuva de granizo em Sobral foi registrada no distrito de Patos, a cerca de 45 km do Centro de Sobral. A linha de instabilidade, fortalecida pela ZCIT, foi a responsável pelo fenômeno atípico na cidade.

"Algumas nuvens nessas linhas de chuva se desenvolvem mais e aparece gelo, que cai na forma de granizo", afirma Raul Fritz.

A Funceme informa que a situação meteorológica que ocasionou a chuva de granizo permanece na tarde desta quarta-feira, 4. "Ao longo do dia, é possível mais eventos de chuvas nessa área porque temos nebulosidade variável até o próximo dia 6", completa o meteorologista.

Para o fim de semana, a Funceme prevê tendência de chuvas, mas a possibilidade das precipitações no sábado e no domingo só poderá ser confirmada nos próximos dias.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee