Pages

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PLANALTO FICA ALIVIADO APÓS STF ADIAR DECISÃO SOBRE RÉU NA PRESIDÊNCIA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, novembro 03, 2016   Sem Comentários


O Palácio do Planalto recebeu com alívio o adiamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da decisão final sobre se réus com processos no STF podem ocupar cargos na linha
sucessória da Presidência da República.
Como revelou o Blog na semana passada, havia uma torcida no governo e entre os aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo adiamento.

O STF começou a julgar a ação nesta quinta e seis dos 11 ministros já haviam votado, todos para impedir que um réu assuma a presidência da Câmara, do Senado e do próprio STF. Sétimo a votar, porém, Dias Toffoli pediu vista (mais tempo para analisar o processo).

O temor no governo era de que uma decisão imediata do STF, proibindo que um réu ocupe cargo na linha sucessória da presidência, pudesse atingir Renan Calheiros. Presidente do Senado e segundo na linha sucessória, Renan não é réu, mas é investigado no STF em 11 inquéritos, dos quais oito da Operação Lava Jato.

A avaliação no governo é que, se a decisão no STF sobre linha sucessória tivesse saído nesta quinta, haveria pressão para o julgamento de um dos inquéritos contra o presidente do Senado.

O temor no Planalto é que, nesse cenário, o Senado passaria a ser comandado pelo vice-presidente da Casa, o petista Jorge Viana. Além disso, criaria uma instabilidade política no momento em que o governo espera a conclusão, ainda neste ano, da análise da PEC que estabelece um teto nos gastos públicos.
PORGERSONCAMAROTTI

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee