Pages

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

COMITIVA CEARENSE DESEMBARCOU EM BRASÍLIA PARA PRESSIONAR PELA TRANSPOSIÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 23, 2016   Sem Comentários


Uma comitiva de deputados estaduais cearenses desembarcou, nesta terça-feira (22), em Brasília, para discutir junto ao Ministério da Integração Nacional soluções

para conclusão do projeto de integração do Rio São Francisco (eixo norte), além de ações para minimizar a crise hídrica no Ceará.

Na agenda dos parlamentares, está marcado um encontro com o senador Tasso Jereissati (PSDB). Logo em seguida, eles participam, a partir das 14 horas, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

A comitiva quer articular uma marcha à Capital Federal, a fim de cobrar uma solução para os estados prejudicados pelo atraso na transposição.

Parado
Trechos da obra estão parados e o governo federal anunciou que pretende relicitar, o que atrasaria a conclusão dos trabalhos de transposição do São Francisco, uma das principais esperanças do Ceará para o combate do colapso hídrico. 


Na semana passada, o governador Camilo Santana esteve reunido com o presidente Michel Temer, o ministro Helder Barbalho e o representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para destravar a conclusão do empreendimento.

Em debate

Na semana passada, a Comissão Especial para Acompanhar e Monitorar as Obras do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa reuniu, representantes do Poder Público e do setor produtivo que vêm sendo prejudicados pela seca prolongada. O objetivo foi debater medidas urgentes e cobrar a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco no Ceará.

Dispensa
Na ocasião, o presidente da Comissão, deputado Carlos Matos (PSDB), explicou que a obra ficou paralisada durante meses porque a empresa responsável desistiu de continuar o trabalho. Para que outra construtora assumisse a obra imediatamente, seria necessário fazer uma dispensa de licitação. 


Entretanto, isso dependerá do Governo do Ceará declarar estado de calamidade pública, mas se fizer isso poderá perder alguns convênios e prejudicar outros setores, disse o deputado.

Emergência
Matos destacou, também, que a Comissão pretende discutir a execução de obras emergenciais como alternativa à transposição do rio São Francisco, como estruturas para reúso de água e construção de poços, com o objetivo de diminuir os efeitos da seca. 


Além disso, acatou a sugestão da deputada Goreti Pereira (PR) de tentar reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha

Mobilização
Por último, Carlos Matos informou que a Comissão irá articular, juntamente com representantes de câmaras de vereadores, assembleias legislativas e setores produtivos, a criação de um movimento que mobilize a sociedade e alcance todo o Nordeste para pressionar por uma solução para os estados.

Prejuízos
O secretário de Agricultura e Pesca do Estado, Euvaldo Bringel, esclareceu que a obra já está atrasada e, quando for retomada, irá demorar aproximadamente um ano para ficar pronta. 


O gestor ressaltou que muitos produtores estão perdendo tudo que têm e que 2017 poderá ser um ano trágico se houver seca e não for tomada alguma medida urgente para amenizar seus efeitos.

O representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Carlos Prado, adiantou que a Fiec está mobilizando as entidades do setor de outros estados para uma visita com seus representantes à obra, para mostrar o quanto a paralisação está prejudicando os estados nordestinos.Com informações do OE

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee